Ao longo dos últimos dias foram muitos os relatos de escuteiros, a título individual ou organizados em agrupamento e região, que “arregaçaram as mangas” e prontamente ajudaram as vítimas dos incêndios no nosso país.
Esta ajuda começou inicialmente nos agrupamentos das regiões mais fustigadas, mas rapidamente se estenderam a todo o país.
Neste momento são muitos os escuteiros que dão apoio na recolha de todo o tipo de bens, separação, triagem e por fim a distribuição. Temos o exemplo do agrupamento 306, de Santa Comba Dão que já tem necessidade de alargar o seu espaço de recolha, pois a onda de solidariedade registada é bastante grande.
De Santa Marinha, agrupamento 408 também chega relatos de muitos escuteiros envolvidos em conjunto com as populações, na limpeza e remoção de estruturas queimadas, montagem de cercas e anexo, aplicação e reparação de tubagens de consumo para animais e rega.
Em Vieira de Leiria, outra zona amplamente atingida, também vários agrupamentos da região se mobilizaram e estão a trabalhar na recolha de todo o tipo de bens e ajuda às populações.
Certamente nos próximos dias continuarão a surgir notícias de muitos mais agrupamentos e regiões que estarão “Sempre Alerta para Servir”.
Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de: Agrupamento 408 – Santa Marinha .