Oportunidades Educativas na comunidade: Prémio Tágides da All4Integrity

Sabes que podes encontrar Oportunidades Educativas envolvendo o teu agrupamento na comunidade? A Secretaria Nacional Pedagógica dá-te a conhecer projetos relevantes externos ao Movimento com a iniciativa “EC:Os”.

O Envolvimento na Comunidade precede a introdução desta 8ª Maravilha do Método no Movimento Escutista, estando presente nos propósitos fundamentais do Escutismo desde a sua fundação. Além disso, as alterações ao Sistema de Progresso do CNE – com a criação dos FACEIS – trouxeram a possibilidade das Oportunidades Educativas (O.E.) serem identificadas na vida quotidiana de cada elemento, na vivência de cada um na sua comunidade.

É neste sentido que a Secretaria Nacional Pedagógica apresenta a iniciativa “EC:Os”, na qual dará a conhecer projetos da sociedade civil, externos ao Movimento Escutista, que se possam considerar como oportunidades educativas para os nossos escuteiros e “ecos” dos valores e princípios do escutismo.

O primeiro dos “EC:Os” parte da associação All4Integrity, uma associação apartidária fundada por André Corrêa d’Almeida, um antigo escuteiro, que nasceu da iniciativa pessoal de André sob o mote #libertemomeupaísdacorrupção, lançada a 5 de outubro de 2020 nas ruas de Nova Iorque. Esta é a primeira associação de origem portuguesa focada na promoção de uma cultura de integridade em Portugal e é agora uma incubadora de iniciativas, programas e soluções destinadas à prevenção e combate à corrupção.

A All4Integrity promove o “Prémio Tágides 2024: Pessoas que inspiram no combate à corrupção”, que tem como objetivo identificar, reconhecer, celebrar e premiar projetos, trabalhos e/ou iniciativas de pessoas singulares, conjuntos de pessoas singulares ou empresas que se destaquem na promoção de uma cultura de integridade e na prevenção e luta contra a corrupção em Portugal. Este prémio abrange várias categorias, das quais “Iniciativa Jovem”, “Iniciativa Local”, “Projeto de Investigação” e “Projeto da Sociedade Civil”, nas quais se podem porventura enquadrar projetos de agrupamentos, unidades ou até mesmo projetos pessoais de elementos, pois se justapõem a valores fundamentais do nosso Movimento – Honra, Lealdade, Respeito, Sobriedade.

Na III Secção, esta poderá ser uma oportunidade para trabalhar os seguintes Trilhos:

  • C: Coerência
  • E: Serviço 
  • S: Exercício Ativo da Cidadania, Solidariedade e Tolerância

E, na IV Secção, os seguintes Objetivos: 

  • A6 – Confiança
  • C1 – Valores
  • C7 – Consistência
  • C8 – Coerência
  • E5 – Transformação
  • E8 – Missão 
  • S1 – Cidadania
  • S2 – Participação
  • S4 – Serviço

Descobre mais sobre os “EC:Os” da Secretaria Nacional Pedagógica na circular 10 SNP 2024, disponível através deste link.

Texto: Catarina Valada.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.