Os escuteiros do Agrupamento aproveitaram a hipótese dada aos jovens munícipes da Trofa, que lhes permite deliberar e decidir sobre as prioridades do orçamento municipal, para propor a criação de um Parque Geriátrico em Souto de Bairros.
Depois de vencerem a votação na Assembleia Municipal de Jovens, coube à Câmara Municipal adaptar o projeto ao terreno e executar a obra idealizada pelos escuteiros.
Quando pusemos a hipótese de participar no Orçamento Participativo Jovem fomos incentivados pelo nosso Agrupamento. Queríamos mostrar que de facto o escutismo nos ensina a ser cidadãos ativos, a ser qualquer coisa que valha a pena. Pensámos em vários projetos para apresentar e, de facto, foi este o que vingou. É um orgulho muito grande, vermos o parque [geriátrico] montado, sentimos que valeu a pena o esforço que dedicámos ao projeto, faz com que tenhamos a sensação de dever cumprido, disse Luís Dias, escuteiro no Agrupamento 447.
Luís Neves Dias, Chefe de Agrupamento destacou a importância do servir a comunidade: Vimos que de facto o projeto tinha pernas para andar, foi concluído, está no terreno. Sentimo-nos satisfeitos, é a prova de que a cidadania compensa.
Texto de: Rita Penela. Fotografia de : Agrupamento 447.