Contou com 316 participantes, nos dias 26 e 27 de Maio, o Encontro do Contingente de Portugal ao Roverway 2018.

Sob o mote Opposites Attract – imaginário deste Roverway – Caminheiros, Companheiros, Dirigentes, ISTs e Chefia do Contingente do Corpo Nacional de Escutas e da Associação de Escoteiros de Portugal reuniram-se no Parque Nacional de Escotismo da Costa de Caparica.

Procurou-se com este Encontro reunir o máximo de participantes do Contingente e promover a união e o espírito de participação comum e representativa do nosso país. Torna-se relevante também alertar para algumas informações e cuidados especiais à adequação do país de destino.

Após a abertura, dada pelos Caminheiros representantes (Rafael Carreira (CNE) e Inês Andrade (AEP)) e pela Chefia de Contingente (Inês Graça e Carlos Pereira (CNE) e João Silvestre (AEP)), a palavra foi dada a Maam van der Blij – escuteira holandesa da Planning Team do Roverway que dá suporte aos contingentes.
Esta desafiou os participantes com algumas questões relativas à atividade e ao país holandês.
Também o logótipo do Contingente de Portugal foi apresentado e explicado pelo vencedor do concurso – Gonçalo Pinto, caminheiro do CNE – Agrup. 514 – Carregado, região de Lisboa.

A tarde de sábado foi dedicada à participação em 5 workshops: Mística e Simbologia, Logística, Conduta, Primeiros Socorros e Haia/Paths/Main Camp.
Desde as dúvidas mais práticas da escolha e atribuição dos Paths, à logística dos transportes ou à partilha de expectativas, procurou-se dar oportunidades de partilha e alguns esclarecimentos.

Em Zeewolde – Main Camp do Roverway -, todos os participantes irão encontrar-se após os respetivos Paths. Aqui as refeições serão confecionadas na fogueira.
Assim, também o jantar de sábado foi previamente idealizado pelas tribos e preparado em fogueiras partilhadas.

Após um breve momento de animação e também de reflexão sobre quem somos, os nossos opostos e como podem estes influenciar os outros, o início da noite foi de partilha de vivências e histórias ao crepitar das fogueiras.

O dia de domingo foi marcado por um breve Life Action Game, em versão portuguesa, e pela entrega dos kits de Contingente.
O Life Action Game é um jogo de interpretação de papéis que os participantes terão oportunidade de viver no Roverway, já no Main Camp, em Zeewolde.

Procurou-se, assim, preparar os participantes para a dinâmica do Roverway deste verão e promover a união do Contingente.
O momento alto desta preparação chegará muito em breve com a alocação das tribos aos Paths da atividade, ficando estes a saber que desafio viverão durante 6 dias.

A 6ª edição do Roverway decorrerá na Holanda de 23 de julho a 2 de agosto de 2018 e contará com mais de 3000 participantes.
Com 722 participantes, o Contingente de Portugal é o maior Contingente ao Roverway 2018. É também o maior de sempre nas participações portuguesas.

Texto de: Mafalda Matias. Fotografia de: Joana Castro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE presente no International Commissioner Forum em Malta

Entre os dias 5 e 8 de dezembro, em Malta, tivemos a oportunidade de discutir temas como a inclusão, Safe from Harm, retenção de voluntários, liderança nas equipas internacionais, o papel do Secretário Internacional, entre muitos outros.

CNE participa no The Academy 2024 em Cracóvia

Dois Dirigentes do CNE marcaram presença na edição deste ano do The Academy, um evento europeu de formação para escuteiros e guias, que se realizou entre 22 e 27 de novembro em Cracóvia, na Polónia.