A Congregação para as Causas dos Santos, da Santa Sé, aprovou esta terça-feira a «heroicidade das virtudes» do fundador do escutismo católico em França.

Os bispos e cardeais da Congregação, reunidos no Vaticano a 10 de Janeiro, legitimaram o estatuto do Padre Jacques Sevin como «venerável» e de acordo com o Cardeal Angelo Amato, presidente da Congregação, o Papa Bento XVI deverá autorizar a publicação do decreto, em finais de Junho, em que são reconhecidas as virtudes do padre jesuíta.

Segundo a agência de informação I.Media, especializada em notícias do Vaticano, esta decisão surge após a causa de beatificação ter sido iniciada em 1990. Agora, os feitos do Pe. Jacques Sevin serão analisados pela Congregação para as Causas dos Santos para que seja atribuído o milagre ao fundador dos Scouts de France que permita a sua beatificação.

Os primeiros passos das ideias do Padre Sevin foram dados na Bélgica, onde clandestinamente criou em 1918, o primeiro grupo de escutismo católico. Em 1920 regressou a França, onde foi um dos fundadores dos Scouts de France.

Baden-Powell afirmou que «só a Igreja Católica entendeu o escutismo como eu o sonhei». A vontade de Jacques Sévin implementar o escutismo católico, fez com que nascesse uma grande amizade com Baden-Powell. O fundador do escutismo chegou a dizer que a obra do Padre Sevin foi «a melhor realização do meu pensamento».

Texto de: Cláudia Martins. Fotografia de : Arquivo CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE presente no International Commissioner Forum em Malta

Entre os dias 5 e 8 de dezembro, em Malta, tivemos a oportunidade de discutir temas como a inclusão, Safe from Harm, retenção de voluntários, liderança nas equipas internacionais, o papel do Secretário Internacional, entre muitos outros.

CNE participa no The Academy 2024 em Cracóvia

Dois Dirigentes do CNE marcaram presença na edição deste ano do The Academy, um evento europeu de formação para escuteiros e guias, que se realizou entre 22 e 27 de novembro em Cracóvia, na Polónia.