Na sua mensagem, o Papa convida os fiéis a olharem para 2012 com uma atitude confiante. Apesar da crise que afecta todo o Mundo, é importante não perder a esperança, que se encontra viva e visível nos jovens.
O entusiasmo, idealismo, o desejo de ter um emprego estável e vontade de construir uma família, são os trunfos de quem anseia uma sociedade mais justa e solidária.
Bento XVI reflecte ainda que os responsáveis pela educação dos jovens têm que compreender as extraordinárias capacidades da juventude, e acima de tudo aprender a escutá-la e a valorizá-la. Pais, família e entidades formadoras devem educar para a paz, mas também para a verdade, liberdade e justiça.
No Vaticano, o Papa Bento XVI terminou as celebrações com o apelo para que os jovens sejam um exemplo e estimulo para os adultos «cientes das vossas potencialidades, nunca vos fecheis em vós próprios, mas trabalhai por um futuro mais luminoso para todos. Nunca vos sintais sozinhos! A Igreja confia em vós, acompanha-vos, encoraja-vos e deseja oferecer-vos o que tem de mais precioso: A possibilidade de levantar os olhos para Deus, de encontrar Jesus Cristo – Ele que é a justiça e a Paz».
Texto de: Cláudia Martins. Fotografia de: Ricardo Perna.