A propósito do lançamento da nova encíclica sobre ecologia, no próximo dia 18 de junho, o Papa Francisco encontrou-se hoje, 13 de junho, com cerca de 80 mil escuteiros da associação italiana AGESCI, na Praça de São Pedro, Itália, e destacou o importante papel do escutismo na sociedade.
“Vocês oferecem um apoio importante à missão das famílias na educação das suas crianças, adolescentes e jovens. Os pais confiam-nos a vós porque acreditam na generosidade e sabedoria do método escutista, baseado nos grandes valores humanos, no contacto com a natureza, com a religião e a fé em Deus”, explicou Francisco.
Durante o discurso, o Papa sublinhou a importância do método escutista, da espiritualidade e da fé para o crescimento equilibrado de cada jovem. Francisco aproveitou o momento para elogiar a associação italiana no que diz respeito ao trabalho feito na formação dos dirigentes ao nível da mensagem do Evangelho.
O Papa argentino acredita que os escuteiros podem ser fonte de novas formas de e evangelização e comunicação com a sociedade. “Façam pontes, façam pontes numa sociedade onde o habitual é fazer muros, por favor façam pontes”, enfatizou o Papa Francisco.
Francisco apelou aos escuteiros para que estes participassem nas suas paróquias e colaborassem com os sacerdotes enquanto educadores cristãos rejeitando assim uma postura meramente decorativa na missa de domingo.
Vídeo traduzido aqui
Fonte: Agência Ecclesia
Texto de: Ana Silva. Fotografia de: Direitos Reservados.