A manhã foi dedicada ao painel “ Participation: Young People’s Voice”.
A professora Isabel Menezes, investigadora no Centro de Investigação e Intervenção Educativas foi uma das oradoras deste painel. Esteve em discussão “cidadania educacionais” em toda a Europa, e ainda uma visão mais complexa da intervenção social, cívica e política da juventude que reconhece que as participações podem nem sempre ser boas e acertadas.
Ivo Santos, presidente do Conselho Nacional da Juventude foi o segundo orador deste painel. A sua experiência na plataforma representativa das organizações de juventude de âmbito nacional, abrangendo as mais diversas expressões do associativismo juvenil foi o grande mote da sua apresentação.
Na parte da tarde todos os participantes dividiram-se em grupos e visitaram vários projetos locais dedicados aos temas Família, Escola e Escutismo.
No tema Família visitaram a Associação Novo Futuro, uma Associação que acolhe Crianças e Jovens privados de ambiente familiar seguro.
No tema Escola o Movimento Camoniano recebeu também um dos grupos participantes e explicou a sua intervenção. O Movimento Camoniano é formado por alunos de todos os anos e Cursos do Liceu Camões, com a intenção de o impulsionar nos mais variados sentidos, nomeadamente a nível cultural, artístico e social.
Por fim no tema Escutismo o agrupamento 113 de São Domingos de Rana apresentou o projeto “Escuta África” desenvolvido pelo Clã 44 Ricardo Coração de Leão. Este projeto teve como finalidade iniciar o intercâmbio de experiências e costumes com o povo cabo-verdiano e que surgiu da vontade de levar o escutismo além-fronteiras.
A fechar o dia a Câmara Municipal de Cascais ofereceu a todos participantes do YESS um jantar convívio.
Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de: Rita Penela.