Pelo Caminho de Santiago, sob o céu e as estrelas

De 23 a 29 de Agosto, a Comunidade 10 do Agrupamento 890 Évora, acompanhada por vinte membros da comunidade paroquial – com idades dos 9 aos 74 anos –, percorreu a rota do Caminho Português de Santiago.

A atividade teve como ponto de partida um empreendimento, com o imaginário “Forrest Gump”, sob o lema “juntos percorremos qualquer distância”. Contudo, o verdadeiro destino não foi Compostela, mas sim o caminho do Coração.

“Ruma sob o céu e as estrelas “ foi o lema do guia espiritual destes peregrinos, que utilizaram como inspiração a história da vida de Teodoro, companheiro e portador da memória de Tiago, criando assim reflexões e dinâmicas que os acompanharam ao longo dos dias, convidando-os à escuta interior, à Partilha e União. 

Esta rota, que teve início em Valença do Minho, prosseguiu por Mos, Pontevedra, Caldas de Reis, Padrón, encerrando-se em Santiago de Compostela. O que totalizou, aproximadamente, 117 km de caminhada.

Dos 35 participantes, dois assumiram a responsabilidade de conduzir a carrinha de apoio, prestando auxílio sempre que necessário, distribuindo água e alimentos e garantindo a segurança do grupo. A par deste apoio logístico, a presença de uma equipa de primeiros socorros e bem estar revelou-se fundamental, assegurando os cuidados de saúde no final de cada etapa.

Paralelamente à presença desta equipa médica, logística e espiritual, destaca-se a perseverança de diversos membros do grupo, e realça-se, de forma especial, a presença do pároco Alberto, cuja aceitação deste desafio deixou em todos um profundo sentimento de gratidão.

Ao fim de cinco dias a caminhar em conjunto, aprenderam que cada um tem o seu ritmo, o seu lugar, o seu dom… e que cada um carrega em si algo mais que o pó dos sapatos. Carrega histórias, nomes, gratidão… sementes que têm de ser cultivadas. Tal como as árvores dão frutos para os outros, também nós fomos feitos para partilhar aquilo que recebemos. E tal como o céu é belo porque tem muitas estrelas, a comunidade é forte porque tem muitos dons.

Texto: Comunidade 10 – Agr. 890 Évora, Ana Arrifes (Pioneira) e Joana Ferreira (Chefe de Unidade).

Fotos: Comunidade 10 – Agr. 890 Évora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade