Operação Fátima: colaboração com a Autoridade Nacional de Proteção Civil durante peregrinação.

Mais de 20 elementos do Departamento Nacional de Proteção Civil e Segurança (DNPCS) estiveram envolvidos na Operação Fátima – Peregrinação 13 de maio -, deste ano. Com o papel fundamental de encaminhar peregrinos perdidos, a necessitar de ajuda médica ou outras carências identificadas, o DNPCS destacou para a ocasião também duas viaturas de apoio, um posto de comando e coordenação e uma tenda.

Zelando pela segurança dos peregrinos, a cargo do DNPCS esteve também a função de assegurar a manutenção dos corredores de segurança, bem como controlar as entradas e saídas laterais, do Santuário, tendo no período entre o meio-dia de dia 12 de maio e as 17h30 do dia 13 reencaminhado 28 peregrinos perdidos para os respetivos grupos, 4 peregrinos para a área de assistência hospitalar e 4 para hotéis ou residenciais onde estavam instalados.

Com milhares de peregrinos na área do Santuário a segurança é um ponto essencial para que tudo corra dentro da normalidade, contando a Autoridade Nacional de Proteção Civil com o auxílio do DNPCS ao longo do ano, definindo Planos de Operações para as grandes peregrinações que ocorrem.

Texto de: Rita Penela. Fotografia de: João Matos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade