Peregrinos da justiça, esperança e liberdade no próximo triénio

No próximo triénio (2023-2026) as figuras escolhidas como modelos para a orientação e inspiração do CNE são o beato Marcel Callo, S. Oscar Romero e S. Josefina Bakhita.

O próximo triénio do Corpo Nacional de Escutas representa a entrada no segundo centenário da sua existência. Com o mote “Sê quem tu quiseres”, cada criança e jovem tem a liberdade de escolher o seu caminho e escrever uma nova história. É também escolhida a palavra “peregrinos” que se adapta perfeitamente ao escutismo, onde as vivências são inspiradas nos exemplos dos discípulos de Jesus e se aprofunda a identidade sinodal nos ambientes comunitários onde o CNE está presente.

Como compromisso para o próximo triénio é vivida a experiência da peregrinação em três dimensões: Justiça, Esperança e Liberdade, representadas respetivamente pelo beato Marcel Callo, S. Oscar Romero e S. Josefina Bakhita.

Em 2023-2024, o CNE pretende ser peregrino da justiça, através do exemplo de vida do beato Marcel Callo, um jovem escuteiro que viveu a dramática experiência do campo de concentração na II guerra mundial e aí morreu.

Em 2024-2025, S. Oscar Romero será o modelo de inspiração. Através da sua história de pastor que deu a voz ao seu sofrimento e injustiças sofridas pelo seu povo, permaneceu fiel ao Evangelho, abrindo caminho de esperança. O CNE será assim neste ano escutista peregrino da esperança.

Por último, no ano 2025-2026, o CNE pretende ser peregrino da liberdade, tendo como inspiração S. Josefina Bakhita, que na sua difícil e longa passagem da escravatura para a liberdade, recorda-nos que todas as “gaiolas douradas” que nos aprisionam e como todo o caminho de liberdade precisa de ser interiormente cuidado e discernido.

Texto: Cláudia Xavier

Fotografia: António Laranjeira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.