O dia, já de si de grande festa, das promessas do Agrupamento 890 – Évora, ficou marcado pela entrega da Medalha de Heroísmo a um dos elementos da terceira secção do Agrupamento.
Seria apenas mais uma prova de surf em Vila Praia de Âncora se, a 12 de abril de 2014, o pioneiro Guilherme Amorim tivesse virado costas a quem precisava de ajuda. No mar uma criança e a mãe que, no entretanto, tinha seguido em auxílio do filho, estavam em apuros e o Guilherme não hesitou em entrar no mar para os salvar.
O ato heróico, testemunhado por várias pessoas que estavam na praia, valeu a Guilherme a condecoração com a Medalha de Heroísmo.
“Sempre Alerta para Servir, a divisa que vos acompanha durante toda a vida, que permitiu ao Guilherme salvar a vida de outros. Muito me alegra a entrega desta Condecoração, sinal de trabalho bem feito”, afirmou o Chefe Nacional.
Escuteiro desde lobito, Guilherme, repetiria o feito sem pensar duas vezes. “Entrei no mar sem problemas, sem pensar em consequências, só pensava que a pessoa que estava no mar não ia conseguir sair sem ajuda, se tivesse que ir outra vez ia”, disse, visivelmente emocionado.
Entregue no final da celebração, onde de 14 lobitos, 10 exploradores, 8 pioneiros e 3 caminheiros fizeram a promessa e com a presença de vários agrupamentos convidados para o momento, o orgulho espelhava-se nos rostos de todos os escuteiros presentes na Igreja.
Texto e Fotografia de: Rita Penela.