Uma atividade inter-agrupamentos que se realizou, de 12 a 14 de Fevereiro, em Vitorino dos Piães, Ponte de Lima, e que envolveu 11 agrupamentos das regiões de Viana do Castelo e Braga.
A reabilitação de uma área ardida com 2,5 hectares, com a plantação de 1300 árvores, ajudou a sensibilizar os escuteiros para a necessidade de preservação do meio ambiente, numa ação comunitária que teve grande impacto e que marcou esta atividade que começou na sexta-feira à noite com um jogo noturno.
Na madrugada de sábado os pioneiros despertaram para cumprir um longo raide pelos montes de Vitorino dos Piães onde foram aplicadas técnicas escutistas nos postos intermédios. O dia não terminou sem um fogo de conselho em que Francisco de Assis voltou a ser o centro das atenções, pois todos os números foram preparados tendo como ponto de partida a vida do santo que inspira o atual Papa.
O “Challenge” surgiu em 2012, por iniciativa do agrupamento de escuteiros Santa Maria de Carvoeiro. Desde então, a atividade já se realizou na serra da Peneda, em Vila Nova de Cerveira e Vilar de Mouros e em Vitorino dos Piães, tendo crescido em quantidade e qualidade.
Esta atividade procura desenvolver entre os adolescentes espírito de unidade e serviço, em contacto com a natureza e proporcionar momentos de aprender a fazer. Este ano participaram 200 escuteiros, distribuídos por 21 equipas e chefia de 13 agrupamentos de duas regiões escutistas.
A atividade contou com o apoio da junta da União de freguesias de Navió e Vitorino dos Piães, da câmara municipal de Ponte de Lima, a Ambíflora, o ICNF, o GIPS, Associação Florestal do Lima, Sapadores Florestais e a Junta Regional de Viana do Castelo.
Texto de: Ricardo Rego. Fotografia de: José Ribeiro.