No âmbito do dia da floresta autóctone, o Departamento Regional de Ambiente da região escutista de Leiria-Fátima, realizou a atividade "Planta-me".

Este ano, os agrupamentos de escuteiros foram convidados a semear bolotas provenientes da Quinta do Escuteiro – campo escutista de Leiria-Fátima; tendo recebido um kit com bolotas e instruções de como proceder à sua correta sementeira. Assim aconteceu em vários Agrupamentos, nomeadamente no do Arrabal, Bajouca, Bidoeira, Caranguejeira e Monte Real.

Em Minde, os Lobitos semearam vegetais comestíveis, para usar na cozinha das suas atividades. Os Exploradores plantaram uma pequena horta de ervas aromáticas na sede do Agrupamento. Já os Pioneiros plantaram uma árvore autóctone, uma azinheira, que tinha sido semeada no ano anterior. Também os Caminheiros, como forma de angariar fundos, foram apanhar a azeitona num olival que lhe foi cedido para apanha. A apanha da azeitona não ficou toda concluída, porque mais proprietários ofereceram a azeitona aos caminheiros.
Depois de levada ao lagar, espera-se a produção de cerca de 20 litros de azeite, que será depois engarrafado pelos caminheiros e vendido, simples ou aromatizado com ervas.

A missão que os Escuteiros do Agrupamento de Vieira de Leiria levaram a cabo, foi a de remoção da espécie invasora acácia-de-espigas (Acacia longifolia), no Talhão N.º 1, junto ao Ribeiro da Tábua, no Pinhal de Leiria.
Contaram com o apoio logístico da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e apoio técnico da Engenheira Margarida do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que os ensinou e auxiliou no combate às espécies invasoras.

Desta forma conseguimos “deixar o mundo um pouco melhor” como Baden-Powell nos ensinou e cumprir o 6.º artigo, da Lei “o Escuta protege as plantas e os animais”.

O Departamento Regional de Ambiente “orgulha-se do resultado desta atividade, sendo extremamente positivo pensarmos na quantidade de carvalhos e sobreiros que foram semeados pelos escuteiros da região, tendo sido assim cumprido o principal objetivo desta atividade. Estes são gestos de esperança para o nosso planeta e para as futuras gerações!”

Texto e fotografia de: Secretaria Regional da Comunicação e Imagem de Leiria-Fátima.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Lobitos da Madeira «à procura do Dom» no Dia do Lobito 2025

A Junta Regional da Madeira realizou mais uma edição do Dia do Lobito, que reúniu cerca de 200 Lobitos vindos de vários agrupamentos da Região. A atividade decorreu na Ilha do Porto Santo entre os dias 3 e 5 de outubro sob o mote “À procura do Dom” e inspirada no imaginário do filme “Encanto”.

Foram 24 horas de Serviço no “24 às Cegas”, na Região de Leiria-Fátima

Nos passados dias 29, 30 e 31 de agosto, realizou-se a atividade “24 às Cegas” na Quinta do Escuteiro, Região Leiria-Fátima. Esta atividade é aberta a Caminheiros, Candidatos a Dirigente e Dirigentes de todo o país, que se propõem a 24 horas de Serviço à comunidade “às cegas”, sem saberem de antemão que tarefas os esperam.

Mais uma edição do Down River!

De 4 a 7 de setembro, a povoação de Várzea de Pedro Mouro, no concelho da Sertã, recebeu mais uma edição do “Down River”, organizada pelos agrupamentos 44 Tomar e 542 Entroncamento.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade