Foram plantadas 105 novas árvores numa iniciativa promovida pelo Centro de Educação Ambiental da Arrábida (CEADA) através do Departamento Regional de Ambiente de Setúbal.

O Centro de Educação Ambiental da Arrábida (CEADA) promoveu através do Departamento Regional de Ambiente de Setúbal, uma iniciativa de plantação de bolotas da família dos carvalhos (azinheiras, carvalhos, sobreiros, carrascos) nos socalcos das zonas de acampamento mais desflorestadas, nomeadamente nos socalcos mais antigos e utilizados do campo.

As referidas bolotas da família dos carvalhos, nativas da serra da Arrábida e do CEADA, foram recolhidas por escuteiros que, no mês de novembro de 2016, tiveram atividades no CEADA e deste modo, o seu serviço ao campo foi a recolha das mesmas.

Essas bolotas foram devidamente selecionadas pelo Departamento Regional de Ambiente e foram colocadas em condições de germinarem artificialmente. Passado dois meses, em condições propícias, todas as bolotas estavam germinadas e prontas para serem plantadas na terra.

Com o apoio de uma alcateia, do agrupamento 72, do Montijo e duas expedições, dos Agrupamentos 72 e 415, da região de Setúbal foi possível plantar cento e cinco novas árvores, em dois dos socalcos mais antigos e mais utilizados do centro escutista, que agora irão ficar em pousio durante alguns anos para que as novas árvores possam crescer fortes.

Deste modo, à imagem do que o nosso fundador nos pediu, conseguimos “deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos”.

Agora resta-nos aguardar que cresçam fortes e com boas copas para proporcionar melhores zonas de acampamento e melhorar a qualidade do ar para as tuas atividades no campo CEADA.

Texto de: Hugo Amaral. Fotografia de: Rita Fortuna do Amaral.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Dia de Núcleo 2025 do Núcleo Moinhos de Vento

No passado dia 17 de maio, o Núcleo Moinhos de Vento viveu um dos momentos mais marcantes do ano escutista: o Dia de Núcleo, que teve lugar em Santo Antão do Tojal e reuniu, em comunhão e alegria, cerca de 1000 escuteiros dos seus 15 agrupamentos.

O Tesouro… somos nós! Coimbra realiza Dia da Região

Os escuteiros da Região de Coimbra realizaram mais um Dia da Região, desta vez em Fátima, de 16 a 18 de maio de 2025, numa concentração com cerca de 400 crianças, jovens e adultos de norte a sul da Diocese de Coimbra.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade