Nesse contexto, a fotografia tem um papel primordial pois uma imagem bem conseguida sobre a prática do Escutismo pode transmitir mais do que somos e fazemos do que muitas palavras ditas ou escritas. A disponibilidade de boas fotografias escutistas para utilização nas nossas ferramentas de comunicação interna e externa é, por isso, algo que buscamos em permanência.
A técnica fotográfica e a arte inerente é uma actividade que pode ser incentivada no contexto da oferta educativa que propomos aos nossos escuteiros.
Por esses motivos, está já em marcha a segunda edição do Prémio Nacional de Fotografia Escutista promovido pela Junta Central do Corpo Nacional de Escutas. Para a segunda edição deste Prémio, que se quer aberto a todos os associados do CNE e com participação gratuita, foi escolhido o tema “Naturalmente Escutista”, numa clara alusão à mãe natureza e reconhecendo desta forma a sua importância basilar na nossa missão.
As entregas de trabalhos decorrem desde o próximo dia 1 de Julho até ao dia 28 de Outubro de 2012, devendo as imagens ser submetidas segundo as instruções do regulamento, disponível no site do prémio em www.pnfe.cne-escutismo.pt.
Texto de: PNFE 2012. Fotografia de : Tiago Pereira.