Com o propósito de percorrer “Caminhos de Esperança com Renovada Confiança” a Patrulha de Santa Maria, eleita em 16 de Setembro, inicia agora funções nos destinos desta vasta Diocese que engloba agrupamentos dos distritos de Portalegre, Castelo Branco e Santarém.
A cerimónia decorreu no auditório da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes, amavelmente disponibilizada, e contou com a presença de D. Antonino Dias, Bispo de Portalegre-Castelo Branco, do Chefe Nacional, da Presidente da Câmara de Abrantes e de várias entidades civis, militares e religiosas. Juntaram-se ainda numerosos conselheiros dos 16 agrupamentos da região, Representantes das Regiões vizinhas e outras individualidades que quiseram presenciar e associar-se a este passo na vida da Região.
No uso da palavra pelos diversos intervenientes foi destacado o papel que o Escutismo assume na educação e formação de jovens e crianças de toda a Diocese, dando especial relevo à missão evangelizadora que assume como movimento escutista e católico.
Aliás o “Ser Escuteiro” e “Ser Católico” permitiram definir a identidade do projeto que se pretende levar a cabo, sob a inspiração de Nossa Senhora, Mãe dos Escutas.
A nova equipa, oriunda dos agrupamentos da zona de Abrantes é constituída por Paulo Silva, que assume o cargo de Chefe Regional; António Janeiro, como Chefe Regional Adjunto e Secretário Regional Pedagógico; Ana Rita Soares como Secretária Regional de Adultos; João Pombo, como Secretário Regional Administrativo e Secretário Regional para o Ambiente e Protecção Civil; Pedro Fernandes como Secretário Regional do Desenvolvimento e Comunicação e, finalmente, Vítor Almeida, como Secretário Regional Financeiro e do Património.
A Junta Regional ficará, a partir de agora, sedeada em Abrantes Rua Ator Taborda, nº38 em instalações disponibilizadas pela Diocese.
Texto de: Paulo Miguel Silva. Fotografia de: Junta Regional de Portalegre e Castelo Branco.