Porto acolhe encerramento do 16.º World Scout Moot

Mais de sete mil jovens celebraram o final de dez dias de escutismo internacional nos Jardins do Palácio de Cristal. O 16.º World Scout Moot terminou ontem, a 3 de agosto.

O 16.º World Scout Moot terminou este domingo, 3 de agosto, com uma cerimónia de encerramento nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto. O evento da Organização Mundial do Movimento Escutista (WOSM), organizado pela Federação Escutista de Portugal (FEP), reuniu jovens adultos de mais de 100 nacionalidades diferentes, que durante dez dias viveram uma experiência de intercâmbio cultural, serviço comunitário e desenvolvimento pessoal em várias regiões de Portugal.

A cerimónia contou com a presença de diversas personalidades nacionais e internacionais, incluindo a Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, o Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, a Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, o Presidente do Comité Mundial do Escutismo, Daniël Corsen, e o Secretário-Geral da WOSM, David Berg. Em representação das Nações Unidas, esteve também presente Felipe Paullier, Secretário-Geral Adjunto para os Assuntos da Juventude.

Embora não tenha podido estar presente por motivos de agenda, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma mensagem em vídeo dirigida a todos os participantes, relembrando-os que «uma vez escuteiro, para sempre escuteiro.»

O encerramento marcou o fim de um percurso iniciado a 25 de julho, em Lisboa, e que incluiu cinco dias de atividades descentralizadas – os paths — em 21 regiões do país, desde Portugal Continental até aos Açores e Madeira. Os participantes estiveram organizados em pequenas equipas internacionais, com o objetivo de promover a cooperação, a liderança e o contacto com diferentes realidades.

Seguiram-se quatro dias no Campo Principal, instalado na Mata do Buçaquinho, em Ovar, onde decorreu um programa comum com mais de 200 atividades de formação, reflexão e ação. O tema do encontro foi “ENGAGE!”, um apelo à participação ativa e à partilha uns com os outros.

Este foi o maior Moot de sempre, com cerca de 7.500 pessoas envolvidas entre participantes, voluntários, equipas de apoio e organização. O evento foi também um exemplo de sustentabilidade, com medidas de gestão de resíduos, reaproveitamento alimentar e abastecimento de água que lhe valeram o reconhecimento como Ecoevento pela ERSUC.

O próximo World Scout Moot já tem data e local marcados: será em 2029, em Taiwan, organizado pelos Escuteiros da China.

Texto: Catarina Valada.

Fotografias: © World Scout Bureau Inc.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade