«Portugal deve-vos tanto» diz Presidente da República aos escuteiros

A Festa do Centenário, que se realizou em Braga no dia 27 de maio, assinalou o 100º aniversário do CNE e, entre muitas surpresas, contou com uma mensagem especial do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O Altice Fórum Braga recebeu no dia 27 de maio a Festa do Centenário, que juntou cerca de 23 mil escuteiros, oriundos das 20 regiões do Corpo Nacional de Escutas (CNE).

Entre muitos momentos especiais, os participantes assistiram à transmissão de uma mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que por compromissos inadiáveis não conseguiu marcar presença na Festa de Aniversário do CNE, mas mesmo assim não deixou passar esta data especial com uma mensagem que foi transmitida durante a Festa.

O Presidente da República começou por dizer que esteve com o CNE no início das comemorações do Centenário e que condecorou o CNE «em nome de Portugal e dos portugueses, testemunhei a gratidão ilimitada de todos os portugueses, do estado português, pela obra feita nestes 100 anos, e agora é olhar para o futuro. A partir de Braga, olhar para o futuro». Marcelo Rebelo de Sousa destacou o que Portugal espera do Corpo Nacional de Escutas, concretamente «a dedicação, aquilo que é fundamental, o respeito da pessoa, da vida da pessoa, da dignidade da pessoa, da diferença da pessoa, da riqueza que existe nessa diversidade». Neste sentido, os escuteiros têm um papel fundamental no apoio aos mais vulneráveis «independentemente das suas religiões, das suas posições políticas, económicas e sociais».

O Presidente da República tem a certeza que «o próximo século vai ser muito melhor do que o século que hoje de alguma maneira termina». Afirma «Portugal deve-vos tanto, tanto, tanto! Daqui a 100 anos deverá ainda mais! Obrigado, obrigado Corpo Nacional de Escutas».

Visita o canal de Youtube do Escutismo, onde poderás visualizar tudo o que se passou na Festa do Centenário (Clica aqui).

Texto: Cláudia Xavier

Fotografia: Equipa de Comunicação da Festa do Centenário

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »