Seguiu hoje o primeiro contingente da região de Lisboa, com o agrupamento de S. João de Deus e a responsável pelo contingente da região, Clara Morais

Esta manhã, a expetativa era grande no aeroporto. Entre bilhetes de avião, carrinhos cheios de mochilas e tendas, e sorrisos descontraídos, os escuteiros do agrupamento S. João de Deus, os primeiros a seguirem da região de Lisboa e dos primeiros do contingente nacional, preparavam a sua partida, sob os olhares ansiosos, descontraídos e preocupados de alguns pais. Faziam-se fotos dos itinerários e horários de voos, trocavam-se as últimas palavras, distribuíam-se sorrisos.
A partida estava perto, e não havia forma de a adiar. «Estamos descontraídos, porque temos filhos mais velhos e também eles já viajaram, apesar de nunca para tão longe», revelavam os pais de uma pioneira à Lis. Ao lado, uma mãe escondia o nervosismo. «O meu deve ser dos mais novos. É o único explorador, mas a altura disfarça», brincava.

Este grupo de 11 escuteiros vai juntar-se ao grupo da região de Setúbal, que partiu esta semana e está a passar uns dias numa paróquia de Yamaguchi, enquanto se acostuma aos ritmos e aos costumes japoneses.

O clima é a grande preocupação de todos, pois a ameaça de chuva é constante nesta altura do ano. De quem já está em campo, seguiu a sugestão: lonas para se colocarem dentro das tendas, por causa do chão ensopado pela chuva dos últimos dias, e umas galochas para caminhar. A coisa promete…

A Flor de Lis vai estar no terreno do Jamboree em reportagem durante todo o acampamento. Podes seguir aqui as principais incidências. Notícias, fotos e vídeos estarão disponíveis sempre que o tempo, a internet e o sono permitirem…

Texto e foto de: Ricardo Perna

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE participa no The Academy 2024 em Cracóvia

Dois Dirigentes do CNE marcaram presença na edição deste ano do The Academy, um evento europeu de formação para escuteiros e guias, que se realizou entre 22 e 27 de novembro em Cracóvia, na Polónia.