Como surgiu o primeiro presépio, o seu significado e a sua tradição ao longo dos anos.

A palavra presépio deriva do Latim “Praesepium” que significa curral, manjedoura, lugar onde se guarda os animais.

Conforme relatam fontes históricas, o primeiro presépio do mundo foi montado em argila por São Francisco de Assis, em 1223. O frade católico, colocou o presépio na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). A ideia de São Francisco de Assis foi montar o presépio para explicar às pessoas mais simples o seu significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.

A partir do século XVIII, a tradição de montar o presépio, popularizou-se pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.

De acordo com a tradição o presépio é montado no início do Advento sem a figura do Menino Jesus, que só é colocada na noite de Natal, depois da Missa do Galo e fica montado até ao Dia de Reis, a 6 de janeiro.

Cada peça do presépio tem um significado: o Menino Jesus ( filho de Deus e o Salvador), Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo), José (pai de Jesus Cristo), Manjedoura (local onde nasceu Jesus), Burro, Boi e Ovelhas ( animais que representam a simplicidade do local), Anjos (os que anunciaram a chegada de Jesus), Estrela de Belém (orientou os Reis Magos aquando do nascimento de Jesus), Pastores (representam a simplicidade das pessoas do local onde nasceu Jesus) e por fim os Reis Magos (Melchior, Baltazar e Gaspar).

Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de: DR.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade