A palavra presépio deriva do Latim “Praesepium” que significa curral, manjedoura, lugar onde se guarda os animais.
Conforme relatam fontes históricas, o primeiro presépio do mundo foi montado em argila por São Francisco de Assis, em 1223. O frade católico, colocou o presépio na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). A ideia de São Francisco de Assis foi montar o presépio para explicar às pessoas mais simples o seu significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.
A partir do século XVIII, a tradição de montar o presépio, popularizou-se pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.
De acordo com a tradição o presépio é montado no início do Advento sem a figura do Menino Jesus, que só é colocada na noite de Natal, depois da Missa do Galo e fica montado até ao Dia de Reis, a 6 de janeiro.
Cada peça do presépio tem um significado: o Menino Jesus ( filho de Deus e o Salvador), Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo), José (pai de Jesus Cristo), Manjedoura (local onde nasceu Jesus), Burro, Boi e Ovelhas ( animais que representam a simplicidade do local), Anjos (os que anunciaram a chegada de Jesus), Estrela de Belém (orientou os Reis Magos aquando do nascimento de Jesus), Pastores (representam a simplicidade das pessoas do local onde nasceu Jesus) e por fim os Reis Magos (Melchior, Baltazar e Gaspar).
Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de: DR.