O Papel do Escutismo na sociedade atual, palestra/conferência organizada pelo Rotary Club do Porto, com o apoio da Paróquia de Santo António das Antas e do Agrupamento 391 do CNE, foi o tema para um serão animado levado a cabo no Centro Social das Antas, onde João Armando Gonçalves, Presidente do Comité Mundial do Escutismo, explanou aos presentes a visão da WOSM sobre o tema em debate.
O Escutismo é hoje um movimento que tem mais de 40 milhões de pessoas, em mais de 161 Países. É um movimento à escala global, há muito poucos Países onde não há escuteiros e como podem imaginar a diversidade é grande, é, aliás, uma das grandes marcas do escutismo hoje em dia. Estes 40 milhões de pessoas partilham hoje um conjunto de valores comuns. É um movimento para o qual, apesar desta diversidade, existe uma missão, que é contribuir para a educação dos jovens. Independentemente de estar no Quénia, no Porto, no Peru ou nos Estados Unidos, esta é a missão deste movimento, do movimento Escutista contribuir para a educação dos jovens, afirmou João Armando.
Concluiu depois fazendo uma análise daquilo que os elementos adquirem no escutismo e lhes será útil no futuro. O Escutismo ao proporcionar esse conjunto de experiências faz com que os jovens adquiram um conjunto vasto de competências que lhe irão ser úteis para a vida e, quanto mais diversificada for a paleta de oferta, maior e mais ricas experiências podemos proporcionar aos jovens atuais e futuros cidadãos, terminou.
Cerca de uma centena de pessoas entre rotários, assistentes regionais, antigos Chefes Nacionais, representante das Guias de Portugal e muitos jovens pertencentes ao CNE e AEP, não quiseram deixar de estar presentes neste momento de formação informal.
Texto e Fotografia de: Manuel Joaquim.