Conferências abertas, no ISCTE, com o objetivo de clarificar a definição de “Empowerment” e do papel dos adultos no apoio aos mais jovens.

Depois da habitual Sessão de Abertura, a conferência da manhã, subordinada ao tema “Empowerment, Theory, Concepts & Research”, procurou uma aproximação ao conceito “Empowerment”. Começando com uma exposição dos oradores da Universidade de Wisconsin-Madison, os professores, Brian Christens e Julie Petrokubi, de seguida realizaram-se algumas dinâmicas de grupo para que os participantes – que representam um leque cultural enorme: da Austrália ao Egito – pudessem expor as suas conceções de “Empowerment” e explicar o funcionamento dos apoios aos jovens nos seus países de origem.

A sessão da tarde teve início com uma “Gallery Walk”. Os participantes foram convidados a dirigir-se às afirmações ou imagens, distribuídas pelo auditório, com que mais se identificavam ou consideravam importante no que concerne à relação entre os jovens e os adultos, com a respetiva explicação à audiência, construindo pontes de pensamento entre os participantes no YE Study Session. Seguindo-se uma apresentação dos professores da Universidade de Wisconsin-Madison, “Implementation Adults & Youngsters” – o título dado à conferência – procurou mostrar a relação existente entre os adultos e os jovens e as implicações que a mesma traz no campo do empreendedorismo.

Para os próximos dias estão agendados painéis e workshops, no Seminário da Torre D’Aguilha em Cascais, onde se debaterão os temas Escutismo, o Desenvolvimento Comunitário, a Escola e a Família.

Acompanhe a galeria de fotografias ao longo do evento e o Facebook da Flor de Lis para mais informações.

Texto de: Rita Penela. Fotografia de : João Matos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade