Projeto “E eu?”: CNE e JCVP estiveram “À Conversa sobre Saúde Mental”

A 1ª edição do desafio “E eu?” está na reta final. Foi realizada ontem, 10 de outubro, a tertúlia “À Conversa sobre Saúde Mental”, que juntou convidados do CNE e da JCVP para um diálogo sobre o bem estar físico e psicológico dos jovens. 

Para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental, assinalado a 10 de outubro, foi dinamizada ontem a tertúlia online “À Conversa sobre Saúde Mental” via Zoom, que contou com cerca de 50 participantes. Refletiu-se sobre temas como as dificuldades que as crianças e jovens enfrentam nos dias de hoje, além das soluções que podem ser adotadas para promover o seu bem-estar emocional, numa conversa moderada pela psicóloga convidada Dulce Lopes. Estiveram presentes na conversa Marta Neves, da Comissão Nacional da Juventude Cruz Vermelha, Pilar Alonso, Secretária Nacional dos Adultos do CNE, Sofia Torneiro, escuteira do Agr. 1100 Parque das Nações e estudante de psicologia, e Beatriz Duarte, Coordenadora da Delegação da JCVP de São João da Madeira, de onde surgiu a proposta “Caixa dos Desabafos”. Esta proposta será o mote para a Ação Coletiva de sensibilização sobre saúde mental que fechará a 1ª edição do projeto “E eu?” e que está marcada para o dia de amanhã, 12 de outubro.

A Ação Coletiva será realizada por todo o país simultaneamente pelas equipas do CNE e da JCVP que participaram no projeto “E eu?”, um desafio que consistiu na realização de quatro missões onde foram trabalhados temas relativos ao bem estar e à saúde mental. Na última missão do desafio, os Agrupamentos trabalharam em parceria com as Estruturas Locais e desenvolveram o plano de uma Ação Coletiva que pudesse ser executada em simultâneo por todos os participantes do projeto “E eu?” e ser capaz de envolver a comunidade em geral. A ideia selecionada foi a “Caixa dos Desabafos”, proposta pela Juventude Cruz Vermelha do Centro Humanitário de S. J. da Madeira em conjunto com o Agrupamento de São João da Madeira. Esta Ação, dirigida à comunidade, tem como finalidade educar a população acerca da saúde mental e bem-estar e encorajar a abertura no diálogo sobre estes temas, reduzindo o estigma associado. O objetivo é levar os transeuntes a escrever um “desabafo” sobre as suas próprias emoções e colocá-lo na Caixa dos Desabafos.

A 1ª edição do projeto “E eu?” está prestes a terminar mas o trabalho está longe de estar concluído. Tanto o CNE como a JCVP expressam a necessidade e vontade de continuar a explorar o tema da saúde mental e do bem-estar junto dos seus jovens, mantendo-se a parceria entre as duas associações para iniciativas futuras.

No CNE, é crescente a preocupação com a saúde mental dos nossos associados. Cada vez mais, as equipas de animação procuram este tema para trabalhar nas suas secções, o que leva a um aumento gradual da oferta acerca da sensibilização para a saúde mental na formação de Dirigentes. Além disso, o CNE promove a valorização do bem estar dos jovens através do Método Escutista, que incentiva o convívio entre crianças e jovens, o contacto com a natureza, a entreajuda e a atividade física, entre outras boas práticas para a manutenção de um corpo e mente sãos. É fundamental continuarmos o trabalho acerca da saúde mental na nossa associação de modo a contribuir positivamente para aquilo que é a missão do escutismo: promover um lugar seguro e educativo para todas as crianças e jovens.

Texto: Catarina Valada.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.