Realizar-se-á no dia 16 de Maio de 2010 as promessas do 160, agrupamento de Castelo Branco. Este será certamente um dia inesquecível para 9 Lobitos, 6 Exploradores, 5 Pioneiros e 3 Caminheiros.

O dia 16 de Maio de 2010 vai ser marcante para 23 escuteiros do Agrupamento 160, de Castelo Branco, do Corpo Nacional de Escutas. Vão realizar as suas Promessas, na Sé Catedral de Castelo Branco, pelas 11h30. 9 lobitos, 6 exploradores, 5 pioneiros e 3 caminheiros, vão assumir perante a Comunidade, a Igreja e Deus o seu desejo de serem escuteiros e contribuírem para uma sociedade mais equitativa e solidária.

Um dos momentos mais sentidos pelas crianças, pelos jovens e pelos seus chefes que os acompanham na sua caminhada, bem como pelos seus pais, madrinhas e pela Comunidade cristã da nossa cidade, sendo por isso a grande Festa do Agrupamento 160 de Castelo Branco do CNE. As Promessas são sempre um momento de grande alegria para os Escuteiros, que vão receber, ou mudar, o seu Lenço, depois de terem demonstrado responsabilidade e interesse nas provas prestadas ao longo do ano e que tem um significado muito importante na vida de um Escuteiro.

A Promessa é precedida pela Velada de Armas no dia 15, pelas 20h30, na Igreja de Santa Maria do Castelo. A Velada de Armas é inspirada na reunião que os cavaleiros medievais faziam nas vésperas das suas batalhas. Constitui a derradeira preparação e reflexão para o compromisso que estão prestes a aceitar, sendo testemunhada e apoiada pelos seus chefes, animadores, escuteiros, pais e familiares.
O movimento escutista contribui para a educação dos jovens propondo-lhes um projecto de vida assente em valores. Ao convidá-los para aderir a certos valores espirituais, sociais e pessoais, o escutismo está igualmente a propor-lhes que, de forma individual e constante, procurem alcançar o seu crescimento.

A Promessa é um momento de decisão pessoal em que o “escuteiro” se sente preparado para assumir o compromisso com os valores descobertos e propostos na lei, fazendo deles parte integrante da sua vida, personalidade e crescimento.

Texto e Fotografia: José Aleixo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Agrupamento 1402 São Miguel no Jubileu 2025

Quando pensámos desafiar os jovens do nosso agrupamento, 1402 São Miguel, a participar no Jubileu levantaram-se dúvidas e incertezas, pois a realização de um evento desta magnitude afigurava-se uma tarefa complexa, quer a nível logístico, quer financeiro.

Clã de Mafra junta mais de 50 Caminheiros para viver os símbolos da IV Secção

A “Mochila”, uma atividade que surgiu com a vontade do Clã 35 de realizar algo de Caminheiros para Caminheiros, concretizou-se nos dias 21 e 22 de junho, em Mafra. O principal objetivo era juntos conseguirmos alcançar o Homem Novo através da vivência dos símbolos da IV Secção: a tenda, o pão, o fogo, a vara, o evangelho e a mochila.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade