Comandante Distrital diz que atividades escutistas têm um papel fundamental na difusão da cultura de segurança que o nosso povo precisa.

Este responsável esteve em campo para testar as medidas de autoproteção e todos os procedimentos previstos no plano de segurança do Acanac.

Francisco Peraboa destaca que “os últimos meses foram marcados por um trabalho intenso entre o Corpo Nacional de Escutas (CNE) e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), no sentido de assegurar a implementação de um conjunto de medidas de autoproteção, que foram aprovadas e agora divulgadas pelos responsáveis da segurança desta atividade”.

Em época de incêndios cautelas redobradas…
“Essa foi uma das nossas preocupações desde o primeiro momento, o risco de incêndio é elevado nesta época do ano e era necessário tomar medidas que acautelem o risco de incêndio neste espaço, por isso, foram implementadas medidas de prevenção que estão já no terreno”, afirmou.

Esta manhã de domingo, dois elementos da Proteção Civil, acompanhados pelo Comando dos Bombeiros de Idanha-a-Nova, puderam testar os elementos de segurança na área do acampamento. São equipamentos de primeira intervenção, como extintores, bocas de incêndio e equipamentos móveis de combate ao fogo. Existem também elementos da segurança em campo que receberam formação para combate a incêndios. A estes elementos juntam-se equipas de sapadores florestais, equipas municipais de proteção civil e equipas do corpo de bombeiros voluntários de Idanha-a-Nova.

20170830_JM_protecaocivil_(12)

O responsável distrital da Proteção Civil destacou a colaboração com o CNE dizendo que “ela já vem dos primeiros acampamentos”. “Os dirigentes das duas entidades já se conhecem e, falo por mim que desde 2006 já conheço vários dirigentes e, obviamente, com essa relação o trabalho é muito mais fácil”, diz Francisco Peraboa.

Saúde em campo…
Para além dos elementos de prevenção e combate a incêndios, o campo do Acanac está dotado com uma estrutura de socorro e apoio médico. O campo conta com um hospital onde profissionais de saúde atendem em permanência qualquer ocorrência. Esta estrutura de saúde possui também viaturas de transporte médico que podem acorrer a qualquer local do campo, e enfermarias colocadas em cada subcampo das diferentes Secções.

Veredito
No final desta visita a campo, o responsável distrital da Proteção Civil foi claro. “As medidas implementadas neste campo escutista são inovadoras e representam o que de melhor se pode fazer para dotar um espaço da segurança necessária para uma atividade como esta.”

Francisco Peraboa destaca também a oportunidade deste acampamento nacional para trabalhar, junto dos jovens, uma nova consciência de segurança. “Já o fazemos nas escolas secundárias e também o queremos fazer aqui. E as atividades escutistas têm um papel fundamental na difusão dessa cultura de segurança que o nosso povo precisa”, concluiu.

Texto de:Henrique Matos. Fotografia de:Joana Moreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Parabéns Voluntário!

Hoje celebra-se o Dia Internacional do Voluntariado. Nesta data especial, é importante referir a dedicação de todos os adultos voluntários do CNE que trabalham em