Jota Joti uniu elementos da AEP e do CNE no mesmo local

Para além de uma atividade de contacto com escuteiros de todo o mundo, esta edição do Jota Joti fica também na memória dos quase 200 escuteiros da Quinta do Conde por se ter desenvolvido sob a dinamização conjunta de um Agrupamento do CNE (718) e um Grupo da AEP (232).

“O nosso Agrupamento e o grupo da AEP partilham o mesmo espaço, o campo Scout. Uma antiga escola foi dividida a meio, nós ficamos com uma parte e a AEP com outra, somos vizinhos e damo-nos bem. Até agora nunca tínhamos conseguido arranjar calendário para fazermos uma atividade em conjunto apesar de andarmos a falar nisto há anos. Formalmente esta é a primeira atividade em conjunto entre o Agr. 718 e o Grupo da AEP”, esclareceu Luís Ribeiro, Chefe do Agr. 718.

“A AEP organizou os jogos de sábado de manhã, no sábado à tarde tiveram lugar as catequeses e a Eucaristia e à noite fizemos um fogo de conselho conjunto. Depois os miúdos estiveram a utilizar os rádios e os computadores de forma alternada”, explicou Ricardo Garcia, dirigente no Agr 718, sobre a dinâmica imposta na atividade pelas duas Associações.

A troca de experiências foi muito mais além do que entre os elementos do CNE e da AEP, da Tailândia à Austrália, passando pelos Estados Unidos ou pelo Chile.
“Podemos falar com escuteiros de outros países e percebermos que o escutismo em cada país é diferente. Relativamente às atividades que tivemos cá foi muito bom podermos misturar-nos com o grupo da AEP para nos conhecermos melhor. A pessoa com quem falei de mais longe foi da Austrália. Falamos também com escuteiros marítimos dos Estados Unidos da América que nos contaram sobre uma atividade em que foram de barco desde a Califórnia até São Francisco”, afirmou Joana Barragão, Pioneira do Agr. 718.

Quando a dificuldade no entendimento da língua aumentava, o tradutor on-line dava uma ajuda preciosa, tal como destacou Tomás Farinha, Explorador no Grupo 232: “Eu não estive muito ligado ao Jota, mas na parte do Joti estivemos até bastante tarde nos computadores e falamos com variadíssimas pessoas que de outra forma não conseguiríamos. A língua não foi uma barreira porque a maior parte das pessoas sabia falar inglês. Por exemplo, eu entrei num servidor e um escuteiro do Chile que lá estava não sabia falar inglês então eu ia ao Google tradutor e traduzia para espanhol.”

“B.-P. colocava muita esperança nesta atividade que agora iniciamos; o Jota Joti é uma oportunidade de criar amigos, reforçar laços e dar as mãos sem barreiras de nenhuma espécie”, transmitiu Norberto Correia, Chefe Nacional, na mensagem de abertura do Jota Joti. O Chefe Nacional destacou a esperança que Baden-Powell tinha nesta atividade, como meio para reforçar laços e dar as mãos, aquilo que durante um fim de semana se fez na Quinta do Conde.

Texto e Fotografia de: Ana Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

A aventura do 752 Algueirão em Kandersteg

Entre 26 de julho e 4 de agosto de 2024, o Agr. 752 Algueirão viveu uma grande aventura por terras francesas, suíças e espanholas. Há já dois anos que os 121 elementos que participaram nesta atividade sonhavam com o mini jamboree permanente: Kandersteg.