Este fim de semana decorreu a passagem da Luz da Paz de Belém, do Rayde 100 da região de Santarém para Leiria-Fátima.
A passagem por Fátima simboliza a oportunidade para, mais uma vez, consagrar o escutismo a Nossa Senhora, a Mãe Caminheira, a Mãe que escuta. De referir que esta chama já esteve em Wiltz, no Luxemburgo, numa peregrinação de Nossa Senhora de Fátima que reuniu mais de 20 mil portugueses e fez também parte da peregrinação similar em Zurique, no início do mês de junho.
A Luz da Paz esteve presente no Altar do Recinto de Oração, onde foi celebrada a missa dominical, na Cova da Iria. Após a participação na procissão e eucaristia a Luz seguiu para a região de Leiria-Fátima, mais propriamente para a Quinta do Escuteiro, na Batalha.
A Luz da Paz de Belém, recolhida em dezembro na Gruta da Natividade, passa pela primeira vez pelo Santuário de Fátima, no âmbito da iniciativa Rayde 100, evento que assinala o centenário dos Caminheiros, Companheiros e Aeronautas, e que consiste numa caminhada, em forma de estafeta, que liga Manteigas a Aveiro, cumprindo todo o perímetro do país.
Manteigas foi ponto de partida pela comemoração de São Paulo e Aveiro vai ser palco do Rover 100 o acampamento nacional de caminheiros onde se encerra o centenário depois de três dias de serviço nas comunidades locais.
Texto de: Paulo Santos. Fotografia de: Nuno Ventura.