
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
O nível do caudal dos rios vem aumentando nos últimos dias , devido à chuva intensa, e às descargas efetuadas pelas barragens espanholas. As previsões apontam para que o volume dos cursos de água se mantenha elevado e para um possível risco de cheias.
Tendo em conta as dificuldades climáticas dos próximos dias, aqui estão algumas medidas de prevenção importantes:
• Acompanhar regularmente as informações e avisos das autoridades e da Proteção Civil.
• Evitar qualquer tipo de atividade junto a linhas de água, sobretudo em zonas com histórico de inundações e não estacionar veículos em locais habitualmente inundáveis ou em parques subterrâneos.
• Não atravessar estradas, túneis ou passagens inundadas, mesmo que a água pareça pouco profunda.
• Evitar deslocações que não sejam essenciais durante períodos de maior precipitação
• Ter lanternas, pilhas, água potável e um pequeno kit de emergência facilmente acessíveis.
• Durante a condução, adotar uma atitude defensiva, reduzir a velocidade, manter uma distância de segurança maior e estar atento à possível formação de lençóis de água nas vias.
• Manter-se afastado de encostas instáveis, muros antigos, árvores de grande porte e estruturas que possam ruir.
• Não remover obstáculos ou detritos de linhas de água durante a cheia.
Em caso de emergência:
• Se notar subidas rápidas do nível da água, infiltrações graves ou risco iminente, contactar de imediato os serviços de emergência.
• Seguir rigorosamente as orientações das autoridades e estar preparado para evacuar, se necessário.
Mantém-te atento! Acompanha a informação meteorológica e segue as orientações da Proteção Civil e das Forças de Segurança.
Texto: Rodrigo Maurício.
Fotografias: CNE

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.