Mais de 38 500 voluntários, devidamente identificados colaboraram nos 1668 estabelecimentos comerciais, espalhados por todo o país. A participação de escuteiros, seja no armazém central, seja em estabelecimentos comerciais é sempre muito significativa.
O balanço feito até ao momento aponta para cerca de 1.300 toneladas de alimentos recolhidas no dia de sábado.
O Banco Alimentar alerta para que o contributo de todos é ainda mais decisivo neste contexto de agravamento das condições económicas e das dificuldades com que se confrontam muitas famílias portuguesas. A sociedade civil portuguesa contribui de forma solidária para minorar as carências alimentares de muitos portugueses.
O resultado da recolha é distribuído localmente, por intermédio de 2.373 instituições de Solidariedade Social, previamente selecionadas e acompanhadas ao longo do ano, que contribuem para a alimentação de mais de 373.500 pessoas, com alimentação confecionada ou cabazes de alimentos.
A par da campanha de recolha de alimentos em supermercados, o Banco Alimentar disponibiliza ainda até 9 de Dezembro a possibilidade de doar alimentos online em www.alimentestaideia.net, sem necessidade de deslocação aos estabelecimentos comerciais.
Além disso, e também até 9 de Dezembro, as doações podem ser efetuadas através de vales de alimentos disponíveis nas lojas. Para quem aderir a este mecanismo – “Ajuda-Vale” – a doação é feita em simultâneo com o pagamento nas caixas e com um código de barras específico para os produtos Banco Alimentar.
Podes encontrar todas as informações em
Banco Alimentar
Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de: João Matos.