Região da Guarda expande o 2º Rover Regional 22/23 para todo o país

Entre os dias 9 e 11 de junho, Caminheiros e Dirigentes das Regiões de Viana do Castelo, Viseu, Aveiro, Vila Real e Guarda, juntaram-se na Covilhã para realizar o 2º Rover Regional 22/23.

Foram 16 os caminheiros que começaram a aventura do Rover Regional na noite de dia 9 de junho, na Covilhã. Oriundos das Regiões de Viana do Castelo, Viseu, Aveiro, Vila Real e Guarda, começaram a atividade após um breve quebra-gelo, que permitiu que todos conhecessem os seus companheiros de tribo, partindo depois para uma caminhada cheia de escolhos, em direção a Cortes do Meio, freguesia onde pernoitaram. Estes escolhos foram uma metáfora para falarmos sobre os percalços que todos encontramos no nosso caminho, na nossa vida. Assim, os Caminheiros, que neste fim de semana se tornariam parte de um canivete, enquanto serras e abre latas, embarcaram neste caminho de partilha, reflexão, mas acima de tudo muita alegria.

No dia 10, sábado, as ferramentas (Caminheiros) continuaram a compreender melhor os escolhos do século XXI, aproveitando a oportunidade para ouvir aqueles que mais escolhos já ultrapassaram, concretamente os idosos do Centro de Apoio a Crianças e Idosos de Cortes. Nesta visita, aquecemos os corações dos idosos com muita música tradicional e alegria, a qual foi retribuída com histórias de vida, conselhos e muitos sorrisos «Desejo-vos tudo de bom! Que Deus vos guarde», disse-lhes a D. Maria entusiasmada.

Com o final de mais um dia, reuniram-se em torno do “fogo” e, tal bom B-P nos ensinou, partilharam, as suas vivências e pensamentos. Para encerrar esta história, juntaram-se à comunidade de Cortes do Meio para a Eucaristia Dominical, onde encontraram várias caras conhecidas da visita de sábado.

Este Rover Regional da Guarda abriu-se para o país e de todos os cantos chegaram Caminheiros, com vivências e histórias muito diferentes. Despediram-se os amigos, guardaram-se as aprendizagens, as gargalhadas e estas pessoas. Ficaram as amizades com a esperança de um dia se voltarem a encontrar. E um grito de IV que perdurará nas suas memórias:

«Vaaaaara na mão! Caminheiros é PAIXÃO!»

Texto: José Pereira e Manuel Pereira

Fotografia: Rover Regional da Guarda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.