Foram mais de 2000 os escuteiros que marcaram presença na cidade de Aveiro no passado dia 19 de novembro para a inauguração de sede regional do Corpo Nacional de Escutas (CNE).
O dia, que acordou cinzento, cedo ficou mais alegre com lobitos, exploradores e moços, pioneiros e marinheiros, caminheiros e dirigentes a espalhar sorrisos pelas artérias da cidade. Espalhados por quatro locais diferentes, com cânticos, danças, abraços e fotografias não deixaram ninguém indiferente à sua passagem.
Os transeuntes questionavam o que se passava por Aveiro, ao que os nossos escuteiros respondiam: hoje é dia de festa, vamos inaugurar a nossa sede regional; de tal maneira que foram ainda largas dezenas de aveirenses que se juntaram a nós para a bênção e inauguração da Base.
A inauguração e bênção deste novo espaço que decorreu ao início da tarde, contou com a presença de D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, do chefe nacional do CNE, Norberto Correia e do presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves e demais convidados da sociedade civil.
Porquê Base Escutista?
Base como espaço de encontro; Base como porto de abrigo; Base como o local de onde se orienta; Base como a parte mais baixa que suporta a coluna que se pretende ser a trave mestra do Escutismo com Sal que queremos ser; Base como a origem, o local de onde nascem as coisas boas da vida.
A Base onde naturalmente será instalada a loja escutista para venda de material, possui ainda um auditório para cerca de 100 pessoas, de várias salas para os diversos departamentos regionais, de um espaço de acolhimento e oração, de camaratas e ainda um espaço museológico onde estará espelhada a história da região.
Texto de: Pedro Ventura. Fotografia de: Gonçalo Matias.