O Auditório Vita, em Braga acolheu o ERCA – Encontro Regional de Chefes de Agrupamento, que reuniu os líderes de mais de 140 agrupamentos.

Os presentes foram impulsionados pelo entusiasmo de partilharem ideias, projetos, de suprirem constrangimentos, na construção de propostas rumo ao centenário.

Da parte da manhã, os cerca de 200 participantes escutaram o Joaquim Freitas, Chefe Nacional Adjunto numa apresentação tendo como prioridades o trabalho que se pretende implementar ao nível do desenvolvimento e das relações externas, lançando pistas para o Encontro Nacional de Chefes de Agrupamento, e o João Armando, alertando para a força social poderosa que é o Escutismo, deixando o desafio para “Fazer melhor, Ser mais, Maior impacto”.

Seguiram -se depois para pequenos grupos, ao encontro dos moderadores que os lançaram sobre cinco temas estratégicos de: Escutismo na Comunidade, Gestão de Adultos, Envolvimento Jovem, Agrupamento Sustentável e Pistas para o Futuro.

Este modelo de partilha de pequenos grupos em sala, permitiu reunir as necessidades ao nível local que mais os inquietam, os seus anseios e preocupações, gerando partilha de boas práticas com vista à oferta de escutismo de qualidade. Saíram para um momento de plenário, onde os moderadores lançaram as suas conclusões que agora serão concretizadas em documento estratégico regional.

Ao final da tarde, realizou-se um Fórum “Liderança, Pedagogia e Desenvolvimento”, tendo como oradores convidados, Susana Torres, da PrimeLine Coaching, Sara Coutinho, da Associação Salvador e o Ivo Faria, Chefe Nacional do CNE, moderado pelo dirigente e jornalista Bruno Ferreira.

O Chefe Regional de Braga, Hugo Cunha destacou o momento histórico em reunir tão elevado número de líderes de chefes de agrupamento, transmitindo esta proximidade, a quem lida com a magia do escutismo, porque são eles que se encontram com os miúdos, que os moldam para realmente mudarmos a vida das pessoas, começando nas comunidades para o mundo.

Foi um dia de encontro, numa demonstração de unidade em torno do que coletivamente consideramos ser este valor maior do Escutismo trilhando caminhos seguros e verdadeiramente coletivos.

Texto e fotografia de: Comunicação da Junta Regional de Braga.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Lobitos da Madeira «à procura do Dom» no Dia do Lobito 2025

A Junta Regional da Madeira realizou mais uma edição do Dia do Lobito, que reúniu cerca de 200 Lobitos vindos de vários agrupamentos da Região. A atividade decorreu na Ilha do Porto Santo entre os dias 3 e 5 de outubro sob o mote “À procura do Dom” e inspirada no imaginário do filme “Encanto”.

Foram 24 horas de Serviço no “24 às Cegas”, na Região de Leiria-Fátima

Nos passados dias 29, 30 e 31 de agosto, realizou-se a atividade “24 às Cegas” na Quinta do Escuteiro, Região Leiria-Fátima. Esta atividade é aberta a Caminheiros, Candidatos a Dirigente e Dirigentes de todo o país, que se propõem a 24 horas de Serviço à comunidade “às cegas”, sem saberem de antemão que tarefas os esperam.

Mais uma edição do Down River!

De 4 a 7 de setembro, a povoação de Várzea de Pedro Mouro, no concelho da Sertã, recebeu mais uma edição do “Down River”, organizada pelos agrupamentos 44 Tomar e 542 Entroncamento.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade