O 58.º Jota e o 19.º Joti reuniram, na Quinta do Escuteiro – Batalha-, mais de meio milhar de elementos dos vários Agrupamentos da Região de Leiria para um fim de semana que prometia comunicação bem mais além, com a Estação Espacial Internacional.
Apesar do mau tempo não ter permitido a tão aguardada comunicação com a Estação Espacial Internacional a animação e boa disposição não ficou de lado ao longo de toda a Atividade.
O Chefe Regional, Pedro Ascenso garantiu que tudo correu “às mil maravilhas”. “Esta atividade é importantíssima, além de ser ligado à Natureza, o escutismo é ligado à superação de desafios, todos aproveitaram a tecnologia para superar desafios ao longo dos dois dias”, disse.
A atividade foi também palco da inauguração do Centro de Acolhimento e Formação Ambiental, infraestrutura que vai servir as necessidades da Quinta do Escuteiro que, segundo o Dirigente João Santos, responsável pelo Centro Escutista, conheceu uma dimensão maior ao ser Base Regional do Jota Joti.
“A ideia de realizar aqui um Jota Joti foi a de dar dimensão nacional e internacional ao campo. E que melhor oportunidade do que uma atividade internacional como esta?”, questionava-se, realizado, João Santos. “Os objetivos foram cumpridos, o sorriso estava na cara dos miúdos”, terminou.
Texto de: Rita Penela com João Francisco Gomes. Fotografia de: Pedro Cardoso.