Castel'à Escuta foi a atividade escolhida para celebrar.

Durante este fim-de-semana, entre os dias 5 e 7, os escuteiros da Região de Leiria comemoraram o 90º aniversário de escutismo na região. O ponto alto das comemorações foi a construção de uma mesa com cerca de 200 metros, onde mais de 1.500 pessoas, entre escuteiros e familiares, almoçaram juntos.

A atividade do fim-de-semana, o “Castel’à Escuta”, terminou com a celebração da missa do Corpo de Deus, presidida pelo bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto, no parque da cidade. No fim da missa, o bispo disse que se sente “cheio de alegria e orgulho por ter um movimento de excelência humana e cristã enraizado na diocese, em quase todas as paróquias”. D. António sublinhou que “sobretudo num mundo difícil como o de hoje, os escuteiros têm objetivos, criatividade, e um grande crescimento espiritual”.

O fim-de-semana de comemorações começou na manhã de sábado, com a realização de um fórum sobre educação não formal, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria. Neste fórum esteve presente a antiga ministra da educação Isabel Alçada, e também o secretário internacional do CNE, Joaquim Freitas.
tDurante a tarde de sábado, dia 6, os escuteiros de toda a diocese participaram em atividades na cidade, que terminaram com uma festa no castelo de Leiria. O Chefe Regional de Leiria, Pedro Ascenso, descreveu o dia como uma “festa espectacular, na base do castelo, que também já está simbolizado com a marca do escutismo, um lenço”.

A manhã de domingo foi o momento mais esperado, em que os escuteiros de toda a diocese construíram, juntos, uma mesa com cerca de 200 metros, onde toda a região almoçou em conjunto. Para o chefe regional, “a mesa acaba por ser, perante a comunidade de Leiria, a afirmação do Corpo Nacional de Escutas enquanto movimento de ação e construção”.

Este fim-de-semana foi o ponto alto das comemorações dos 90 anos de escutismo na diocese, que decorrem durante todo este ano.

Texto de: João Francisco Gomes. Fotografia de: Região de Leiria.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Lobitos da Madeira «à procura do Dom» no Dia do Lobito 2025

A Junta Regional da Madeira realizou mais uma edição do Dia do Lobito, que reúniu cerca de 200 Lobitos vindos de vários agrupamentos da Região. A atividade decorreu na Ilha do Porto Santo entre os dias 3 e 5 de outubro sob o mote “À procura do Dom” e inspirada no imaginário do filme “Encanto”.

Foram 24 horas de Serviço no “24 às Cegas”, na Região de Leiria-Fátima

Nos passados dias 29, 30 e 31 de agosto, realizou-se a atividade “24 às Cegas” na Quinta do Escuteiro, Região Leiria-Fátima. Esta atividade é aberta a Caminheiros, Candidatos a Dirigente e Dirigentes de todo o país, que se propõem a 24 horas de Serviço à comunidade “às cegas”, sem saberem de antemão que tarefas os esperam.

Mais uma edição do Down River!

De 4 a 7 de setembro, a povoação de Várzea de Pedro Mouro, no concelho da Sertã, recebeu mais uma edição do “Down River”, organizada pelos agrupamentos 44 Tomar e 542 Entroncamento.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade