Neste âmbito, decorreu durante uma semana no centro comercial Palácio do Gelo uma exposição sobre Escutismo, preparada pelo Agrupamento n.º 1351 – Viso.
O ponto alto das comemorações foi a Concentração Regional que decorreu nos dias 27 e 28 de maio, no Centro de Atividades Escutistas Viriato, no Parque do Fontelo, em regime de acampamento. Cerca de 1200 Escuteiros viveram o lema “Servir com São Teotónio”, o patrono da diocese e do Agrupamento n.º 102 – Santa Maria que organizou a atividade, no contexto do seu 60.º aniversário.
Depois da abertura do campo as ruas da cidade de Viseu encheram-se de Escuteiros que participaram entusiasticamente no jogo escutista.
A eucaristia no final da tarde, presidida pelo Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, foi uma oportunidade de relembrar que, de facto, nos orgulhamos da nossa fé.
Seguiu-se o lançamento do livro da História da Região de Viseu, 90 Anos de Escutismo por Terras de Viriato, com a presença do Chefe Nacional, Ivo Faria e representantes da Câmara Municipal e Freguesia de Viseu.
Para terminar o dia, não podia faltar um animado Fogo de Conselho onde se ouviram os conselhos dos “irmãos mais velhos”.
No domingo, assistimos a uma peça de teatro do Tenente Alípio Vicente, primeiro Chefe Regional de Viseu, encenada pelo Agrupamento n.º 577 – S. José.
O jogo de avaliação foi mais um momento de confraternização entre todos os participantes.
Antes da Canção do Adeus, foram entregues as insígnias dos 90 Anos, a quem terminou o respetivo jogo, divulgadas as pontuações e entregues as lembranças aos 31 Agrupamentos presentes.
Juntos vivemos a alegria de continuarmos na Pista com B-P, a caminho do Centenário do Escutismo na Região de Viseu.
Texto de: Pedro Cruz. Fotografia de: Junta Regional de Viseu.