A Mesa dos Conselhos Nacionais convocou o Conselho Nacional de Representantes (CNR) do CNE para reunir em Fátima, no Seminário do Verbo Divino, durante os dias 24 e 25 de novembro.
Este Conselho contou com uma expressiva representatividade, reunidos para deliberar sobre a ordem de trabalhos proposta.
A Junta Central apresentou o seu Plano e Orçamento para 2013 que foi aprovado por unanimidade pelos representantes.
Os restantes pontos da ordem de trabalhos incidiram-se sobre os Adultos no Escutismo e o seu Sistema de Formação.
O documento Adultos no Escutismo reflete sobre o recrutamento de adultos no CNE; a sua formação; a sua gestão e compromisso e o seu papel como voluntário. Este documento foi aprovado na sua generalidade, com pontuais alterações propostas pelos representantes.
O processo RSF – Renovação do Sistema de Formação foi iniciado em 2009, envolvendo todas os níveis da associação em momentos de reflexão e construção de uma nova estrutura para o sistema de formação dos dirigentes. A proposta foi aprovada pelos representantes.
O Sistema de Formação de Adultos no Escutismo e a sua estratégia de implementação foram igualmente aprovados, com algumas alterações propostas pelos representantes.
A proposta apresentada para a alteração ao Regulamento Geral do CNE foi aprovada pelos presentes, de forma a adaptar-se às alterações feitas no sistema de formação.
Neste CNR foi ainda apresentado um estudo sobre adultos e voluntariado no Escutismo, com resultados surpreendentes e motivadores para todos os associados do CNE.
O próximo Conselho Nacional ficou agendado para dia 25 de maio, em Braga, integrado na comemorações dos 90 anos do CNE.
Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de : Gonçalo Vieira.