O Conselho Nacional de Representantes do CNE reuniu em Fátima durante o fim-de-semana, 24 e 25 de novembro. As deliberações incidiram-se na maioria na formação de adultos.

A Mesa dos Conselhos Nacionais convocou o Conselho Nacional de Representantes (CNR) do CNE para reunir em Fátima, no Seminário do Verbo Divino, durante os dias 24 e 25 de novembro.

Este Conselho contou com uma expressiva representatividade, reunidos para deliberar sobre a ordem de trabalhos proposta.
A Junta Central apresentou o seu Plano e Orçamento para 2013 que foi aprovado por unanimidade pelos representantes.

Os restantes pontos da ordem de trabalhos incidiram-se sobre os Adultos no Escutismo e o seu Sistema de Formação.

O documento Adultos no Escutismo reflete sobre o recrutamento de adultos no CNE; a sua formação; a sua gestão e compromisso e o seu papel como voluntário. Este documento foi aprovado na sua generalidade, com pontuais alterações propostas pelos representantes.

O processo RSF – Renovação do Sistema de Formação foi iniciado em 2009, envolvendo todas os níveis da associação em momentos de reflexão e construção de uma nova estrutura para o sistema de formação dos dirigentes. A proposta foi aprovada pelos representantes.

O Sistema de Formação de Adultos no Escutismo e a sua estratégia de implementação foram igualmente aprovados, com algumas alterações propostas pelos representantes.

A proposta apresentada para a alteração ao Regulamento Geral do CNE foi aprovada pelos presentes, de forma a adaptar-se às alterações feitas no sistema de formação.

Neste CNR foi ainda apresentado um estudo sobre adultos e voluntariado no Escutismo, com resultados surpreendentes e motivadores para todos os associados do CNE.

O próximo Conselho Nacional ficou agendado para dia 25 de maio, em Braga, integrado na comemorações dos 90 anos do CNE.

Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de : Gonçalo Vieira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade