Há 10 anos partiu da iniciativa dos pioneiros desta comunidade realizar um festival que, muito mais que uma angariação de fundos, fosse um espaço de convívio, um espaço para realizar novas amizades e criar boas memórias, através de um elo que une todos os escuteiros, desde os lobitos até aos chefes, a música. E esta ideia não podia ter resultado melhor, todos os anos acorrem a esta cidade escuteiros de diferentes partes do país, com o intuito de participar neste festival que mais que um concurso é já uma tradição.
Os requisitos para concorrer são poucos, uma música original e boa disposição. O vencedor é decidido com base nalguns critérios como a originalidade, a afinação, a presença em palco, entre outros.
Desta vez o vencedor foi o grupo Girls Power, composto por elementos do agrupamento 890 e 320 de Évora.
Em suma, o Rock In Scouts é, ao mesmo tempo que um espaço de convívio e brincadeira, um espaço de aprendizagem, onde se desenvolvem aspetos como a originalidade, o trabalho em equipa, o espírito de união, amizade e entre ajuda e o gosto pela música. Ou seja, este festival é a prova viva do que os jovens podem fazer quando são motivados a criar e inovar, sendo este, tal como disse o chefe de Secção desta comunidade, um “motivo de orgulho” pois encontramos espelhado nele o espírito e a vida escutista.
Texto de: Beatriz Chambel. Fotografia de: Matilde Correia.