Rover Regional da Guarda: Descobre a abelha que há em ti!

Após um longo período de incertezas, o sol voltou a brilhar para os Caminheiros da região da Guarda! O Rover Regional, reuniu as abelhas da região nos dias 23 e 24 de outubro, no município de Gouveia e contou com a presença de Caminheiros e Dirigentes da IV secção.

O imaginário que envolveu o encontro foi a grande importância e protagonismo das abelhas que, têm a função de carregar o pólen e polinizar as flores, assim como os caminheiros realizam serviço, ajudando e partilhando iniciativas que visam deixar o mundo melhor.

No âmbito de ecologia e sustentabilidade, foi proposta a participação no projeto Bolotada Ibérica em conjunto com o CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, com o qual puderam aprender a importância dos Carvalhos para a biodiversidade e plantar bolotas, colaborando para o aumento da fauna em Gouveia. A par disto, os participantes tiveram o privilégio de aprender sobre algumas espécies selvagens da região e, num momento muito emocionante, tiveram a honra de libertar na natureza um andorinhão, uma ave selvagem migratória, que havia ficado perdido pela cidade e fora resgatado e cuidado pelo CERVAS. 

Durante o encontro desenvolveu-se ainda a unidade e comunicação entre as abelhas que vieram de localidades diferentes para formar um único grupo de troca e partilha de experiências, diversão e apoio às novas abelhas que ainda não sabem voar (noviços e aspirantes), acolhendo-as e integrando-as na vida da Colmeia. 

Por fim, as abelhas envolveram-se na comunidade, animando a eucaristia da aldeia de Melo, baseando-se na fé cristã, como impulsionador para o seu voo, polinizando e ensinando o amor e compaixão pelo próximo, terminando assim este (re)encontro familiar.

Texto: Laiz Motta e Carolina Figueiredo

Fotografia: Região da Guarda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Inscrições abertas para o I Encontro Caminho Ibérico

Nos dias 10 e 11 de maio, o Centro Nacional de Atividades Escutistas de Idanha-a-Nova irá receber o I Encontro Caminho Ibérico, uma iniciativa conjunta entre o CNE e a associação espanhola Movimiento Scout Católico (MSC).

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade