Os primeiros dias da atividade que reúne cerca de 1200 Caminheiros e Companheiros, em Aveiro, foram dedicados a ações de serviço por toda a região.

Os participantes foram divididos em pelotões e depois agrupados em companhias (cada uma com cerca de 45 jovens), grupo com o qual realizaram serviço ao longo dos últimos dois dias, de norte a sul da Região de Aveiro.

Entre as várias ações de serviço, destacam-se os trabalhos de renovação de espaços públicos (como campos de futebol, muros e murais, igrejas ou outros edifícios públicos), limpeza de jardins, quintas e até dos canais da Ria de Aveiro ou a interação com a população idosa das comunidades.

Por onde passaram, os jovens criaram laços com a comunidade, não deixando nunca de passar tempo com aqueles com quem se cruzavam. O balanço é claramente positivo, tanto por parte dos escuteiros, como das comunidades (instituições locais e habitantes das várias freguesias).

Ao final do dia, a chama do RaYde100 chegou a Aveiro, depois de percorrer a Ria de Aveiro, desde a Costa Nova até à entrada da cidade dos canais. A chama foi depois levada a pé até à Sé de Aveiro, onde foi entregue ao agrupamento de Aveiro.

No domingo, aquando do primeiro encontro de todos os membros das companhias, os Caminheiros e Companheiros participaram nas Eucaristias das comunidades onde estiveram alojados desde sábado passado.

Na quarta-feira, dia 14, as Companhias partem para São Jacinto, onde ficarão acampados até ao próximo sábado, dia 17 de agosto.

Do programa do Rover100 para os próximos dias, constam a chegada do RaYde100 e o ArraYal do Centenário, a festa em campo que vai fechar o círculo de comemorações do Centenário do Caminheirismo em Portugal.

Texto de: Rita Oliveira. Fotografia de: Pedro Barreiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Escuteiro do CNE distinguido com o Troféu Português do Voluntariado Jovem

O presidente do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), André Cardoso, foi distinguido com o Troféu Português do Voluntariado, na categoria Jovem, numa candidatura apresentada pelo CNE. O prémio reconhece o seu contributo cívico e associativo ao serviço da juventude portuguesa e do voluntariado.

Inscrições abertas para o apuramento do Tecoree 2026

O Tecoree 2026 aproxima-se e volta a desafiar Pioneiros, Marinheiros e Tripulantes de todo o país a colocarem em prática o melhor do Escutismo! Está quase aí a fase de apuramento desta grande atividade que combina técnica, espírito de equipa e vida em campo. Inscreve a tua equipa até 22 de dezembro.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade