A Finlândia acolheu a quarta edição do Roverway. O tema da atividade deu aos caminheiros a oportunidade de ver, sentir e seguir (see, feel and folow).

O Roverway 2012 realizou-se entre 20 a 28 de Julho na Finlândia e contou com a participação de 3700 escuteiros (caminheiros e dirigentes) de toda a Europa, entre os quais 186 portugueses do Corpo Nacional de Escutas e da Associação de Escoteiros de Portugal. A participação do contingente português resultou da parceria das duas associações, através da FEP (Federação Escutista de Portugal).

Com a duração de nove dias de atividade, o Roverway 2012 decorreu por toda a Finlândia. A cerimónia de abertura ocorreu em três locais diferentes: Helsínquia, Tampere e Rovaniemi. Este foi o ponto de partida para a constituição das tribos que foram distribuídas pelos projetos, designados de Caminhos.

Cada participante teve a oportunidade de participar num caminho, entre eles: Arte e cultura, desafio, natureza e sociedade.
Esta experiência permitiu aos caminheiros atingir os principais objetivos educacionais do Rover: Compreensão de si mesmo, compreensão dos outros, compreensão da sociedade e compreensão da natureza.

Após esta experiência, os participantes deslocaram-se para o campo base EVO, para viverem em convívio e partilha. O campo esteve dividido em três sub-campos para os caminheiros (Sisu, Tarmo e Urho) e um para os serviços e ISTs (Voima). O Festival Day – em que cada país participa com a sua gastronomia e trajes típicos – O dia da amostra dos Países e a Cerimónia de Encerramento foram alguns dos momentos mais importantes do Roverway 2012.

O primeiro Roverway ocorreu em Portugal, em 2003, com o tema “People in Motion”.

Texto de: Cláudia Martins. Fotografia de : Organização Roverway2012.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade