O Roverway 2012 realizou-se entre 20 a 28 de Julho na Finlândia e contou com a participação de 3700 escuteiros (caminheiros e dirigentes) de toda a Europa, entre os quais 186 portugueses do Corpo Nacional de Escutas e da Associação de Escoteiros de Portugal. A participação do contingente português resultou da parceria das duas associações, através da FEP (Federação Escutista de Portugal).
Com a duração de nove dias de atividade, o Roverway 2012 decorreu por toda a Finlândia. A cerimónia de abertura ocorreu em três locais diferentes: Helsínquia, Tampere e Rovaniemi. Este foi o ponto de partida para a constituição das tribos que foram distribuídas pelos projetos, designados de Caminhos.
Cada participante teve a oportunidade de participar num caminho, entre eles: Arte e cultura, desafio, natureza e sociedade.
Esta experiência permitiu aos caminheiros atingir os principais objetivos educacionais do Rover: Compreensão de si mesmo, compreensão dos outros, compreensão da sociedade e compreensão da natureza.
Após esta experiência, os participantes deslocaram-se para o campo base EVO, para viverem em convívio e partilha. O campo esteve dividido em três sub-campos para os caminheiros (Sisu, Tarmo e Urho) e um para os serviços e ISTs (Voima). O Festival Day em que cada país participa com a sua gastronomia e trajes típicos O dia da amostra dos Países e a Cerimónia de Encerramento foram alguns dos momentos mais importantes do Roverway 2012.
O primeiro Roverway ocorreu em Portugal, em 2003, com o tema People in Motion.
Texto de: Cláudia Martins. Fotografia de : Organização Roverway2012.