Terminou em festa o Roverway 2016. Os participantes deixaram Jambville quase como o encontraram. Quase porque daqui levam o coração cheio com tudo o que de bom se passou. Se houve coisas más, ficam esquecidas no momento da despedida e prometem-se encontros por esse mundo fora.
Foram 12 dias em que estivermos sur la route para um mundo melhor.
Por todo o campo todos os portugueses eram notados: os barretes, o casaco preto e a boa disposição foram mesmo imagens de marca de por quem cá andou. Disseram-nos que somos “barulhentos” mas mostramos como podemos ser muitos e unidos, como podemos gostar de festa com músicas modernas e de música tradicional.
Deste Roverway os participantes levam as recordações, os lenços, as insígnias trocadas, as fotos tiradas, mas com certeza que vão cidadãos melhores e capazes de deixar mesmo o mundo melhor.
Disse-nos Martine Reicharts, Diretora Geral para a Educação e Cultura da União Europeia, que cabe a cada um destes participantes deixar e criar um mundo sustentável, um mundo onde cada um de nós é um herói e a diferença é feita por nós. Teremos de ter o poder para criar uma Europa melhor, bastará confiar em nós. Esta será a missão de cada um dos participantes que agora começa a sua viagem para casa.
No final da cerimónia de encerramento houve ainda um pequeno vislumbre do próximo Roverway, que será nos Países Baixos, em 2018, com o tema – Opposites Atract.
Encontramo-nos em Setembro para a avaliação e celebração.
Texto e fotografia de: Equipa do Contingente.