Sabes como funcionam as Eleições Autárquicas?

Daqui a exatamente um mês, a 12 de outubro, seremos chamados à urna para desempenhar um direito (e dever) cívico: irão decorrer no nosso país as Eleições Autárquicas. Sabes como funcionam?

As Eleições Autárquicas servem para eleger três órgãos distintos do poder local: a Câmara Municipal, que é o órgão executivo responsável pela gestão do município; a Assembleia Municipal, sendo o órgão deliberativo que fiscaliza o executivo municipal; e Assembleia de Freguesia, que se trata do órgão deliberativo das freguesias, que define a composição da Junta de Freguesia.

Por isso, cada eleitor recebe três boletins de voto de cores diferentes: o verde afeto à Câmara Municipal, o amarelo à Assembleia Municipal e o branco à Assembleia de Freguesia. Não é obrigatório votares nos três órgãos; se te quiseres abster em algum deles, transmite essa informação à mesa de voto.

A eleição para a Câmara Municipal e para a Assembleia Municipal é independente, podendo haver elementos do mesmo partido em ambos os órgãos. No caso das freguesias, os cidadãos votam para a Assembleia de Freguesia, e esta, por sua vez, escolhe os membros da Junta de Freguesia.

A Câmara Municipal é liderada pelo Presidente da Câmara, eleito pela lista mais votada. Os restantes vereadores podem pertencer a listas diferentes, desde que tenham obtido votos suficientes para eleger representantes. Neste sentido, a Câmara propõe medidas que precisam de ser aprovadas pela Assembleia Municipal antes de serem implementadas.

A Assembleia Municipal é composta por deputados municipais, incluindo os Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho. É responsável por aprovar propostas da Câmara e fiscalizar a sua atividade.

A Assembleia de Freguesia funciona de forma semelhante à Assembleia Municipal, mas a nível local. Eleitos os seus membros, este órgão define a composição da Junta de Freguesia, cujo Presidente será o cabeça da lista mais votada.

Não sabes onde é a tua mesa de voto? 15 dias antes das eleições, podes consultar a página “Saber onde votar” no site gov.pt.

Texto: Catarina Valada.

Foto: Gonçalo Pinto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

ler mais »

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

ler mais »

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

ler mais »
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade