Conservação do material é muito importante!

Agora que está a começar um novo ano escutista, é normal que na arrumação do material encontrem algumas coisas que ficaram deterioradas ao longo do tempo, algumas delas por má utilização. Damos-te algumas indicações para que possas conservar algum do material que usas em todos os acampamentos da melhor forma possível. Hoje falamos-te das tendas, mochilas e sacos de cama.

Tendas

As tendas que são arrumadas com sujidade ou húmidas não durarão muito. A humidade e os restos de areia que podem ficar depois de um acampamento causam abrasão e rapidamente vão rasgar o tecido. Dilui detergente em água e usa uma esponja para limpar o tecido, no chão da tenda podes usar mesmo uma esfregona. Atenção aos detergentes usados, para que a tenda não perca a impermeabilidade e certifica-te que seca totalmente antes de a dobrares para voltar a arrumar.

Mochilas

Se tens uma mochila de nylon, começa por a areia, sacudindo, antes de começar a limpar com uma esponja (para diminuir a abrasão criada). Depois de deixares a mochila secar ao sol, guarda-a pendurada num cabide, não é bom deixar as mochilas arrumadas na horizontal, comprimindo os tecidos e esponjas (protetores das costas) que vão perdendo espessura.
Se a tua mochila é de pele, ou tem partes em pele não a leves à máquina, depois de sacudires a areia limita-te a limpá-la com água limpa. Tal como as restantes, a mochila deve ficar pendurada num cabide e não confinada a uma gaveta ou prateleira (aumentando a hipótese de rasgar).

Saco cama

Depois da atividade tira o saco cama da bolsa onde o transportas. É importante que fique ao ar (usa um estendal, e deixa-o “respirar” como se fosse um lençol). Podes lavá-lo na máquina ou limpar a seco, consoante as indicações que estejam na etiqueta. Confirma sempre as indicações do fabricante, qualquer que seja o material com que estejas a lidar, o fabricante tem sempre impresso, nas etiquetas, qual a melhor forma de fazer a manutenção do equipamento. Não te esqueças que os sacos de cama perdem alguma qualidade à medida que vão sendo lavados (nota-se, nomeadamente, na capacidade que têm de te manter quente), por isso lava-o apenas quando for mesmo necessário.

Fonte:http://scoutingmagazine.org/
Tradução e Adaptação de: Rita Penela. Fotografia de: Agr. 255 – Damaia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade