Prepara-te para situações inesperadas.

Apesar do Verão estar quase a terminar, as temperaturas continuam elevadas e há várias coisas que precisas de saber sobre incêndios. Ajudamos-te a perceber o que podes fazer para ajudar, mantendo sempre a segurança.

Emitir o pedido de socorro corretamente

Fala com calma e clareza quando pedires socorro. Tenta responder às seguintes questões: Onde é que aconteceu? O que é que aconteceu? Quantas pessoas estão envolvidas? Que problema é que existe?
Não desligues logo a chamada, aguarda que te façam eventuais questões.

Pequenos incêndios

Podes tentar apagar pequenos incêndios. Ainda assim, chama sempre primeiro os bombeiros (através do número de emergência nacional 112). Se não tiveres um extintor de pó químico perto da zona onde a chama está tentar abafar a chama com um cobertor, areia ou água. Se nunca usaste um extintor antes toma atenção às instruções que estão impressas no rótulo do recipiente.

Há incêndios que não podem ser apagados com água
Avisa sempre em primeiro lugar os bombeiros. Se o incêndio tiver origem num aparelho elétrico, como por exemplo a televisão, desliga-o da tomada. Frequentemente nas cozinhas, devido à presença de gorduras e óleos, ocorrem pequenos focos de incêndio, não tentes apagar com água, uma vez que a água se evapora na gordura quente, levando as gotas de água consigo mais gordura em chamas, propagando-se o incêndio a toda a divisão. Desliga o fogão ou o aparelho em chamas da tomada, poe uma tampa sobre a frigideira e afasta-a do fogão. Com muito cuidado ao tocar nas pegas dos utensílios que podem estar quentes.

Se as roupas pegarem fogo

Rebola-te a ti, ou à pessoa afetada, pelo chão.
Sufoca o fogo com um cobertor, uma esteira ou um casaco.
Não te lances sobre a pessoa afetada, as tuas próprias roupas podem pegar fogo.
Se a pessoa ficou ferida chama imediatamente ajuda através do 112.

Com fumo denso

Ata um pano húmido em redor da boca e do nariz
Não andes nem fiques de pé a direito: acocora-te ou rasteja pelo chão é o sítio onde haverá menos fumo.

Se o calor for muito
Arranja uma forma de molhar as tuas roupas, protege-te com outros panos ou roupas que estejam molhados e calça luvas!

Incêndio numa divisão

Se há uma divisão a arder e não está lá ninguém deves avisar de imediato os bombeiros e chamar alguém adulto. Fecha ou mantém fechadas as portas e janelas da divisão (para que o fogo não seja alimentado pelo oxigénio) e evacua a casa e os quartos vizinhos.

Se ficares preso pelo fogo…

Se, por exemplo, o corredor está a arder e estás preso dentro de um quarto que já tem o puxador da porta demasiado quente:
Não abras a porta e tapa as frinchas por baixo. Se estiveres no rés-do-chão sai do quarto através da janela, se não for possível sair pela janela tenta chamar a atenção das pessoas, mas mantem-te a respirar junto ao chão.

Autor: Marcus Würmli. Adaptação e Fotografia: Rita Penela.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade