
Contingente português ao Moot 2025 realiza encontro na Batalha
O Contingente de Portugal da Federação Escutista de Portugal (FEP) ao Moot 2025 juntou-se de 25 a 27 de abril na Quinta do Escuteiro, na Batalha.
Assinalado sessenta dias após a Páscoa, o Corpo de Deus é uma das datas mais importantes do calendário litúrgico católico e um feriado nacional em Portugal. Este ano, celebra-se hoje, a 19 de junho.
O feriado do Corpo de Deus, ou Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, celebra a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. Observada na quinta-feira a seguir ao domingo da Santíssima Trindade, esta festa tem origem na devoção à Eucaristia e visa colocar em destaque um dos grandes mistérios da fé católica: a consagração do pão e do vinho no Corpo e Sangue de Cristo.
A celebração foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264 na sequência do chamado milagre de Bolsena, em que um sacerdote, no momento de partir a hóstia, teria visto sair dela sangue, sujando o corporal – isto é, o pano onde se apoiam o cálice e a patena durante a Missa. Desde então, a festa foi estendida a toda a Igreja Católica de rito latino e, ainda hoje, é comemorada em muitos países. Em Portugal, onde é feriado nacional, o Corpo de Deus é celebrado com missas e procissões, sendo habitual a exposição do Santíssimo Sacramento em ostensório e a sua procissão pelas ruas. Em algumas regiões do país, é comum encontrar as ruas adornadas com tapetes de flores, onde passará a procissão.
Embora algumas denominações protestantes tenham rejeitado esta festa após a Reforma, por divergências teológicas sobre a presença real de Cristo na Eucaristia, igrejas como a Luterana e a Anglicana mantiveram, em alguns contextos, a celebração do Corpo de Deus.
Texto: Catarina Valada.
Foto: Rui Pereira.
O Contingente de Portugal da Federação Escutista de Portugal (FEP) ao Moot 2025 juntou-se de 25 a 27 de abril na Quinta do Escuteiro, na Batalha.
Já saiu fumo branco da chaminé da Capela Sistina! O Cardeal Robert Prevost, Papa Leão XIV foi eleito hoje, 8 de maio, no segundo dia do conclave.
Está prestes a começar o Conclave que elegerá o sucessor do Papa Francisco, com a participação de quatro cardeais portugueses com direito a voto. Os trabalhos iniciam-se hoje, 7 de maio, no Vaticano.
O prazo para candidaturas à 12.ª edição da Portuguese Work Party (PWP) termina já na próxima quarta-feira, dia 7 de maio. A atividade irá decorrer em outubro, em Kandersteg.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference