Arrancou esta terça-feira, 27 de outubro, no Porto, a Scout Academy. A atividade, que se realiza pela primeira vez em Portugal, conta com cerca de 200 participantes oriundos de 42 países diferentes.
Os participantes começaram a chegar ao aeroporto ainda durante o período da manhã e foram acolhidos por escuteiros do CNE que lhes forneciam informação logística sobre como chegar ao Seminário do Vilar onde podiam fazer o check-in da atividade. A boa disposição era uma constante e nem quando as coisas corriam menos bem, como foi o caso de uma escuteira da Polónia que viu a sua mochila coberta de peixe que trazia para a noite internacional e que se abriu durante a viagem, os ânimos esmoreciam.
A cerimónia de abertura decorreu num dos locais mais emblemáticos de Portugal, as Caves do Vinho do Porto. A Sala Ferreirinha vestiu-se com as bandeiras dos países presentes na atividade para receber os cerca de 200 participantes. A cerimónia de abertura fez com que todos os participantes voltassem 500 anos atrás, à época dos descobrimentos, e se deixassem guiar pelo Infante D. Henrique.
A sala rapidamente se encheu para ouvir as boas vindas do Chefe Nacional, Norberto Correia, e o Secretário Internacional, Joaquim Freitas, que apesar de não conseguir estar fisicamente presente na abertura deixou também a sua mensagem. Vídeo da mensagem do Secretário Internacional .
Dentro do espírito das boas-vindas alguns escuteiros portugueses figuraram também num vídeo que, de uma forma carinhosa, lhes desejava um bom início de trabalhos (ver vídeo aqui). Os participantes, dentro do imaginário sobre Portugal, foram também convidados a partilharem experiências entre si no sentido de se conhecerem um pouco melhor. A noite de abertura culminou com um brinde.
A Scout Academy é uma atividade europeia para escuteiros e guias desenhada para proporcionar formações de elevada qualidade a todos os que nela participam e é também uma excelente oportunidade para os participantes estabelecerem contactos e desenvolverem parcerias.
A Scout Academy, iniciativa desenvolvida pela Associação Mundial das Guias e pela Organização Mundial do Movimento Escutista, proporciona formações nas áreas de liderança de equipas, comunicação, gestão e planeamento, voluntariado, entre outras.
A primeira Scout Academy teve lugar em Molina, Espanha, em 2008 e desde então que se realiza anualmente. A atividade surgiu como uma solução integrada para dar resposta às diferentes necessidades em diferentes áreas de trabalho.
O evento está aberto a todos aqueles que ocupem cargos ao nível nacional das suas associações.
Texto de: Ana Silva. Fotografia de: Rita Penela.