Sendo o CNE um movimento não fechado em si mesmo e inserido na Igreja Católica (e não sendo a Igreja Católica que se insere no Escutismo), partimos rumo à Flandres para um encontro da CICE – Conferência Internacional Catolica do Escutismo, com o tema “Scouting for Peace, Scouting for Europe”.
Durante estes cinco dias, tivemos momentos de aprendizagem, oportunidades formativas e muita troca de ideias e partilha de realidades. Estes dias terminaram com uma visita a Ypres, onde tivemos a oportunidade estar com os bispos que representam cada conferência episcopal na União Europeia.
Oportunidade única para estarmos frente-a-frente com cada um deles e de passarmos a mensagem que o Escutismo ajuda cada criança e jovem a crescer, tornando-o cada um melhor e educando para um mundo de Paz.
Pensando que não estamos sozinhos e que pertencemos ao maior movimento juvenil a nível mundial, torna-se fulcral que cada escuteiro tome consciência que não está sozinho, porque acompanhados pelos nossos bandos, patrulhas, equipas, tribos e paróquias, percebemos que (con)vivemos com pares que crescem connosco, que partilham as mesmas experiências, mas que por outro lado, vivem as mesmas dúvidas e inquietações, que buscam as mesmas perguntas e que estão também dispostos a acompanhar-nos a fazer caminho de fé.
Nesse sentido, foi uma oportunidade para partilhar experiências e vivências e regressamos com muita vontade de dinamizar a pedagogia da fé no nosso movimento e de alargar as possibilidades de diálogo, nomeadamente o inter-religioso, a começar no pata-tenra.
Texto de: Maria Marques da Costa e Rui Lourenço Teixeira. Fotografia de: COMECE.