Coisas que um caminheiro/companheiro não pode não fazer antes da Partida.

Este Desafio desenrola-se entre a cidade do Porto e Guimarães passando pela Torreira. Dezoito caminheiros participantes divididos em três Tribos integram o desafio “Desafia-te, não és caminheiro se não fizeres isto!” acompanhados por uma equipa de animação de dois dirigentes e cinco caminheiros do Clã Académico de Castelo Branco.

O Desafio começou num clima de amizade e uma quase imediata integração entre os participantes. Depois de uma breve abordagem da coordenação relativamente à dinâmica do sub-campo laranja as tribos partiram num jogo de reconhecimento pela cidade do Porto.

Nas tarefas foi-lhes sugerido que recolhessem dados relevantes e/ou históricos de cada ponto e que tirassem fotografias dos locais por onde iam passando de forma a atestar a presença da tribo nos mesmos. Durante o jogo de cidade os caminheiros tiveram a oportunidade de passar por locais emblemáticos da cidade como os Aliados, a reitoria da Universidade do Porto, a livraria Lello, rua das Flores, Ponte D.Luiz, Sé, Ribeira entre outros.
O jantar foi, como não podia deixar de ser, francesinha! Após o jantar, revelaram-se algumas atividades dos dias seguintes, com anúncio de saída para raid até à Torreira, Aveiro. No final da noite foi feita uma abordagem ao formato da atividade para que a temática em torno da qual gira o Desafio, o Homem Novo, fosse efetivamente vivida por todos. Entregaram uma check list de coisas que um caminheiro/companheiro não pode não fazer antes da Partida e estava lançada a primeira pedra do Desafio.

O dia terminou com uma oportuna sessão de cinema acompanhada por pipocas. Nesta sessão foram visualizados os vídeos de apresentação individual dos participantes e ainda a história d’Homem que plantava árvores, relacionado com o imaginário do Desafio.

Texto de: Ana Mafalda com Ana Silva. Fotografia de: Ana Isabel Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Escuteiro do CNE distinguido com o Troféu Português do Voluntariado Jovem

O presidente do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), André Cardoso, foi distinguido com o Troféu Português do Voluntariado, na categoria Jovem, numa candidatura apresentada pelo CNE. O prémio reconhece o seu contributo cívico e associativo ao serviço da juventude portuguesa e do voluntariado.

Inscrições abertas para o apuramento do Tecoree 2026

O Tecoree 2026 aproxima-se e volta a desafiar Pioneiros, Marinheiros e Tripulantes de todo o país a colocarem em prática o melhor do Escutismo! Está quase aí a fase de apuramento desta grande atividade que combina técnica, espírito de equipa e vida em campo. Inscreve a tua equipa até 22 de dezembro.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade