“Levai a Luz de Belém, a todos, para que se encontrem com a fonte de alegria que é Jesus Cristo”, foi desta forma que o Arcebispo de Braga D. Jorge Ortiga se dirigiu às centenas de escuteiros que estiveram presentes na cerimónia da Luz da Paz de Belém na Sé Catedral de Braga.
Depois de mais de 5 mil quilómetros percorridos pela comitiva do CNE entre Portugal e Áustria, para receber a chama diretamente da criança este ano escolhida para a ir buscar a chama a Belém, a Sé Catedral encheu-se de Luz.
João Armando, presidente do Comité Mundial do Escutismo, desafiou os presentes a partilharem: num momento que não se quer de divisão, mas de multiplicação. A Luz não se divide, a Luz multiplica-se. Fazendo silêncio para que todos pudessem contemplar e que dali saíssem, todos, para as suas Sedes, para as suas comunidades, prontos a agir, a elevar mais alto a Luz de Cristo, a iluminar as zonas mais escuras.
Numa celebração que contou, também, com a presença de grupos de Escoteiros e das Guias de Portugal, a Luz de Belém foi repartida com cada uma das Regiões, Núcleos e Agrupamentos presentes para que daí pudessem partir para espalhar a alegria do nascimento de Jesus Cristo.
D. Jorge Ortiga terminou a celebração com um apelo à fortificação do trabalho, porque só trabalhando se consegue o pão, essencial à vida, só trabalhando se ganha capacidade para desbravar caminho na escuridão e se consegue iluminar a vida do outro. “A alegria é um projeto a dois, somos felizes e alegres apenas de mãos dadas, o Natal sem a Luz que é Jesus Cristo é mera fantasia. Que esta noite de Natal seja especial para todos vós e que recordemos que a vida de muitas famílias ainda é escura. Levem o nome de Jesus ao Mundo, aos vossos amigos, aos necessitados, só assim será Natal. Sede mensageiros da Luz!”
Texto de: Rita Penela. Fotografia de: Luz da Paz de Belém.